Donald Trump, que tem singular histórico de ataques extremamente pessoais a jornalistas, referiu-se a singular correspondente da Bloomberg News porquê singular “porquinho” durante singular confronto a bordo do Energia Aérea Único na sexta-feira.
Embora a comentário inicialmente nunca tenha admitido muita gentileza, ganhou alguma virilidade na terça-feira e gerou reação de colegas jornalistas, incluindo alguns que já haviam sido atacados pelos próprios Trump.
Catherine Lucey, correspondente da Bloomberg na Vivenda Branca, aproveitou uma ensejo de prelo com o presidente – conhecida porquê quadrilha – para efectuar uma interrogação a cerca de o desenrolar do escândalo de Jeffrey Epstein e a casualidade de a Plenário votar para publicar todos os ficheiros relacionados com o seu acontecimento, o que actualmente parece verosímil.
Quando Lucey começou a demandar por que Trump estava se comportando daquela ordem “se nunca há zero incriminatório nos arquivos”, Trump apontou para ela e disse: “Quieta. Quieta, porquinha”.
A escritor da CBS News, Jennifer Jacobs, relatou pela primeira turno que Trump chamou singular escritor da Bloomberg News de “porquinho”, embora ela nunca tenha especificado quem quadra.
“Imundo e completamente incabível”, escreveu o âncora da CNN Jake Tapper no X, compartilhando singular clipe do episódio. A ex-âncora da Fox News, Gretchen Carlson, igualmente chamou o glosa de “abjeto e degradante”.
Quando questionada a cerca de o episódio, Lucey encaminhou o Guardian a singular porta-voz de sua organismo de notícias.
“Nossos jornalistas da Vivenda Branca prestam singular ofício público básico, fazendo perguntas sem pusilanimidade ou favorecimento”, disse singular porta-voz da Bloomberg News na tarde de terça-feira. “Continuamos focados em racontar questões de empenho público de formato justa e precisa.”
A Agregação de Correspondentes da Vivenda Branca, que no pretérito divulgou declarações defendendo jornalistas que enfrentaram ataques de Trump, nunca respondeu aos pedidos de comentários.
O ataque é familiar para Trump. Alicia Machado, que ganhou o certame Miss Orbe em 1996, disse que Trump certa turno a chamou de “Miss Piggy” e disse-lhe para desmerecer peso. Trump quadra o proprietário do certame na era.
April Ryan, correspondente de longa data na Vivenda Branca, foi referida porquê “Miss Piggy” pela funcionária da gestão Trump, Lynne Patton, em 2018 – embora Patton tenha se absolto velo glosa. (O peculiar Trump chamou Ryan de “perdedor” que “nunca sabe o que diabos está fazendo” naquele mesmo ano.)
Numa entrevista ao Guardian, Ryan disse que o insulto de Trump ao escritor da Bloomberg estava inferior da pudicícia da presidência.
“O presidente dos Estados Unidos deveria ser o líder ética, o líder do região, e ele está agindo porquê singular bandoleiro nas ruas”, disse ela. “Uma coisa é seus subordinados dizerem isso, todavia ele invocar uma dama assim? Isso igualmente demonstração o quão mal-humurado ele está com os arquivos de Epstein. Isso nos permite conseguir que provavelmente há qualquer lume além.”
depois a acessão do boletim informativo
Falando retoricamente, ela disse a Trump: “Tenha precaução ao xingar as pessoas quando você mesmo está no chiqueiro se preparando para ir para o carnagem”.
Ela igualmente incentivou Lucey a proceder fazendo perguntas difíceis. “Ela fez a coisa certa ao demandar, e ele queria intimidá-la, e rezo para que ela continue lutando.”
Em 2018, a Instituição Internacional para a Notícia Civil Feminina (IWMF) apelou à Vivenda Branca para que fosse mais respeitosa para com as jornalistas, referindo-se à “actual idioma aviltante do presidente contra as jornalistas negras”.
Elisa Lees Muñoz, diretora executiva da IWMF, disse ao Guardian que o glosa “porquinho” de Trump é mais do mesmo. “O indumentária de o presidente Trump possuir porquê meta as mulheres jornalistas nunca é nova”, disse ela. “Seus insultos baseados na semblante são ataques de gênero destinados a silenciar a boca das jornalistas.
“Embora os xingamentos possam conselho inofensivos, vindos do encarregado do nosso gestão, muitas vezes desencadeiam uma torrente de abusos contra o repórter, o que nunca solitário tem impacto na sua jeito de labor, todavia igualmente envia uma aviso assustadora a outras mulheres jornalistas que o confrontam com questões contundentes.”
Questionado a cerca de o ataque de Trump, singular funcionário da Vivenda Branca culpou Lucey. “Esta escritor comportou-se de formato inadequada e pouco técnico com os seus colegas no aeronave”, afirmou a criatura, sem mostrar provas desta alegado. “Se você vai facultar, você tem que ser apto de arrecadar.”
Quando questionada a cerca de o que especificamente o escritor havia completado de incoveniente, a Vivenda Branca nunca respondeu.
Manadeira: Google Trends