Com todas as notícias do orbe quântico oriente mês – incluindo a novidade inventário da DARPA das empresas quânticas mais viáveis e o pregão da Quantinuum do “computador quântico mais rigoroso do orbe” – a IBM, para nunca permanecer detrás, divulgou uma enunciação própria. A recado precípuo: Estamos indo bem bravo!
O programa quântico da IBM está atingindo todos os marcos estabelecidos em seu itinerário mais novo – e está acelerando o avanço em direção a único computador quântico tolerante a falhas em amplo graduação, transferindo a fabrico de seus processadores quânticos de seus laboratórios de inquirição para uma fundação avançada de fabricação de wafer de 300 mm no Albany NanoTech Complex. A modificação duplicará a fugacidade com que a IBM pode criar processadores quânticos e permitirá único acrescento de dezena vezes na sua complicação física.
A empresa igualmente anunciou dois novos processadores, que Jerry Chow, membro da IBM e diretor de sistemas quânticos, me disse, em uma novo visitante ao laboratório da empresa em Yorktown Heights, representam o estrada dobro da empresa no horizonte.
O processador IBM Quantum Nighthawk, que permite cálculos mais complexos com as mesmas baixas taxas de desacerto de seu predecessor, foi crescido para “primazia quântica” de resumido prazo – aplicativos que mostram uma primazia unicamente a respeito de as abordagens de computação clássica (nunca quântica).
Ao pactuar computação de subida potência (HPC) com processadores quânticos, a IBM acredita que os pesquisadores mostrarão exemplos verificáveis de primazia quântica em 2026. A empresa se uniu à Algorithmiq, Flatiron Institute e BlueQubit para imaginar único “rastreador de primazia quântica” crédulo e liderado pela congregação para monitorar e conferir sistematicamente demonstrações emergentes de primazia.
O processador experimental IBM Quantum Loon da empresa, por outro flanco, é único passada em direção à fantasia da empresa de computação quântica “tolerante a falhas” em amplo graduação, que pretende concretizar até 2029. O chip Loon demonstra uma novidade arquitetura apto de implementar e dimensionar todos os componentes necessários para uma correção quântica de erros uso e de subida eficácia.
Único ano antes do prognosticado, a IBM igualmente mostrou que, usando hardware de computação clássico, poderia decodificar erros com exactidão em período verdadeiro, contando com códigos eficientes qLDPC (conferência quântica de igualdade de baixa densidade).
“Você nunca pode simplesmente aguardar pela transigência a falhas”, diz Chow. “Mesmo quando você comparecer a essas máquinas, você verá porquê você se integra ao flanco clássico? Uma vez que você realmente constrói todas as ferramentas e bibliotecas, todas as peças de software (para aplicativos)?”
“Você já pode estrear a edificar isso com as máquinas hoje”, continua Chow. “Eles estarão em uma graduação desfigurado e serão de natura mais heurística (experiência e desacerto). Todavia é melhor embarcar do que unicamente aguardar e presenciar o problema romper na sua porta e nunca alcançar o que executar com ele.”
Manancial: Google Trends