Azerbaijão aposta supino na China para cevar seu galeria de vontade virente – Printis

Azerbaijão aposta alto na China para alimentar seu corredor de energia verde
 - Printis Azerbaijão aposta alto na China para alimentar seu corredor de energia verde
 - Printis

O Azerbaijão espera que a China possa desempenhar singular espaçoso papel para coadjuvar Baku a acatar as suas ambições de erigir singular “galeria de vontade virente” para a Europa.

Autoridades do Azerbaijão e representantes da Datang Overseas Investment Co. da China assinaram singular combinação em 12 de novembro cobrindo a construção de uma usina de vontade solar de 100 Megawatts. As partes igualmente concordaram em investigar o incremento de vontade eólica offshore, sistemas de armazenamento de vontade e a implementação de programas de constituição técnica.

Advertisement

A rancho solar estará situada no província de Gobustan, ao meridional de Baku, com data de acabamento prevista para o segundo semestre de 2026. A Jinko Solar da China anunciou que fornecerá painéis solares para a usina, enquanto a EPRA Energy da Turquia confirmou que conduziu a ligação à rede, combinação com o código da rede e análises de jeito de vontade para o projeto.

O combinação Datang é uma consequência da visitante do líder do Azerbaijão, Ilham Aliyev, a Pequim, em abril, que viu a assinatura de seis acordos de cooperação separados cobrindo o incremento potencial de projetos de vontade renovável no Azerbaijão.

Poucos detalhes foram confirmados a cerca de o projeto eólico offshore, que potencialmente poderia fabricar 2 Gigawatts de vontade anualmente. Posteriormente a assinatura do combinação para a medial solar de 100 MW, o Ministério da Força do Azerbaijão disse exclusivamente que as discussões cobriram “questões técnicas e económicas necessárias para a implementação de projectos de vontade eólica offshore e de corredores de vontade virente”.

O ministério acrescentou que discutiu com a Datang estudos a cerca de “condução e instauração de turbinas eólicas, organismo da fabrico sítio de equipamentos, cabos submarinos, transmissão de vontade e regulação do ordem”.

O alameda eólico offshore deverá catalisar o galeria preconcebido que abrange os mares Cáspio e Preto, ligando a Ásia Medial à Europa. Baku está em parceria com o Cazaquistão e o Uzbequistão numa risca de vontade transcaspiana, e com a Geórgia, a Roménia e a Hungria num talinga por baixo de o Mar Preto.

O galeria é indicado uma vez que uma natividade selecção de vontade que pode sumariar a filial da Adjecção Europeia do gás congénito, mormente das importações russas, ao mesmo período que igualmente achega potencialmente Bruxelas a acatar as suas metas de decrescimento das emissões de gases com efeito de estufa.

O concepção de galeria de vontade virente recebeu singular ímpeto em Outubro, quando a Rede Europeia de Operadores de Redes de Condução de Electricidade (ENTSO-E) anunciou que iria calcular a viabilidade da risca de condução planeada através do Mar Preto.

Em 14 de Novembro, os ministros da Geórgia, Roménia e Hungria, e representantes da Bulgária e de várias empresas europeias de vontade reuniram-se com o Ministro da Força do Azerbaijão, Parviz Shahbazov, na obrigatório georgiana, Tbilisi, para controverter estudos de viabilidade para o plano do galeria.

Embora esteja avançando, a execução do galeria ainda depende de o projeto ser apreciado comercialmente viável. Os mercados europeus têm outras opções para a importação de vontade, incluindo singular esforço de longa data em vastos projectos de criação solar no Desabitado do Saara.

Os objectivos de Baku estão distanciado de ser altruístas. Para fora perceber receitas provenientes de algum vontade que exporta para a Europa, o galeria de vontade virente igualmente ajudará a acrescentar o aprovisionamento doméstico de electricidade, facilitando o repto enfrentado pelos responsáveis ​​do Azerbaijão para seguir as crescentes necessidades energéticas do região.

Único ampliação na fabrico de vontade renovável igualmente beneficiará Baku, libertando potencialmente volumes de gás agora utilizados para fabricar vontade para serem exportados para a UE. Isso aumentaria as probabilidades de Baku acatar os termos de singular combinação de 2022 para geminar as exportações de gás para a UE para 20 milénio milhões de metros cúbicos por ano até 2027. Bruxelas comprometeu-se a coadjuvar o Azerbaijão a desenvolver o seu potencial de vontade renovável.

Por Eurasianet

Mais leituras importantes de Oilprice.com

Manadeira: Google Trends

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique sempre atualizado com o que é mais importante

Ao clicar no botão “Inscrever-se”, você confirma que leu e concorda com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.
Advertisement