David McWilliams está se livrando do jet lag em sua romaria da Irlanda para Los Angeles enquanto abre uma chamada do Zoom e faz login com Felicidade. O economista amplamente lido (e orelha), com centenas de milhares de seguidores no X e singular podcast de economia que afirma ser o mais popular da Europa, McWilliams é igualmente, abertamente, singular varão bem interessante e doce. Ele regala Felicidade com histórias de suas antigas aventuras na cidade de Novidade York no final dos anos 1980, quando passou singular estio trabalhando no Red Lion Inn na Bleecker Street, aplicação que conseguiu de “singular tio de singular companheiro meu”.
Ingénito de Dublin, McWilliams desembarcou nos EUA unicamente 24 horas antes de legar com Felicidadejá que ele estava iniciando uma turnê pátrio para o lançamento de seu Raconto do Quantiasingular best-seller internacional amplamente aclamado, lançado na Europa em 2024. (Em uma súmula, Bono o chamou de “homérico bazofiador de grandes varreduras e close-ups aproximados”.) McWilliams disse Felicidade ele já sentia alguma coisa desfigurado na América: “você canal que sente o boom do local, patente?” Ele relatou seu assombro ao entrar em singular Uber e ser bombardeado com iniciativas especulativas de singular motorista. “Em dois minutos, ele estava falando a cerca de o mercado de ações, Bitcoin, IA, Nvidia, a coisa toda. E eu estava dirigindo pela Sunset Boulevard com esse rostro, patente?”
McWilliams acrescentou que nunca se veria tal coisa na Irlanda e que “a configuração uma vez que as finanças permeiam a assembleia” nos EUA é “bem, bem desfigurado” da Europa. “A universalidade do verba nos Estados Unidos é alguma coisa que os europeus consideram fascinante”, disse ele, observando que época o mesmo a começar de a dezena de 1840 e os escritos de romaria do galicismo Alexis de Tocqueville. Quando Tocqueville chegou à América, disse McWilliams, “toda a sua teoria época: ‘Meu Deus, essas pessoas são obcecadas por verba’. Os europeus eram obcecados por outras coisas, você sabe, jerarquia.”
E foi mal McWilliams, singular dos economistas populares mais seguidos do orbe, disse com singeleza que o “boomness” da América, liderado pela sua aposta no negócio da lucidez sintético (IA), “sem incerteza irá ruir”. Jamais isolado é veras que “a IA nunca cria empregos”, observou ele, contudo os principais investimentos que impulsionam o boom são apressadamente perecíveis. O investimento maciço em unidades de processamento gráfico (GPUs) é intricado, disse McWilliams, porque é uma “alface do dedo”, que tende a secar em pouco fase. “Você está investindo em alguma coisa que é singular bravo perecível.”
“A modificação tecnológica sugere que se você adquirir uma GPU hoje, o chip ficará desatualizado no vizinho ano”, explicou McWilliams, acrescentando que as empresas de IA estão “investindo enormes quantias de verba em alface, que vai rebentar presentemente”, disse ele, referindo-se à dicção de sua mãe para quando uma cachimónia de alface, bravo; saiu.
McWilliams estava entrando em singular contenda cá que o cientista de longa data dos mercados, Ed Yardeni, labareda de “o contenda a cerca de a bibiografia conveniente”, e que o célebre Espaçoso Sintético o investidor Michael Burry afirma ser a bico de singular iceberg gigante que prenúncio todo o mercado. Burry, em privado, considerou o prolongação dos cronogramas de desdoiro suspeito, com as grandes empresas de tecnologia nunca avaliando a mercado seus investimentos nunca lucrativos na “alface do dedo” da McWilliams. Em última estudo, Yardeni escreveu em 17 de novembro, ele nunca acredita que esta alface do dedo deva secar em tal grau apressadamente quanto Burry e McWilliams dizem: “Os data centers existiam antes da IA se popularizar no final de 2022, quando o ChatGPT foi introduzido pela primeira turno. Durante 2021, havia até 4.000 deles nos EUA uma vez que produto da demanda apressadamente crescente por computação em nuvem. Muitos ainda estão operando com seus chips originais.” (Entrevista de McWilliams com Felicidade ocorreu antes da Nvidia vulgarizar seus últimos lucros trimestrais, o que pareceu acalmar os temores do mercado a cerca de o estrépito iminente de uma empola.)
Ainda assim, McWilliams disse Felicidade que mesmo no ocorrência de singular crash, ele nunca está bem ralado com os EUA uma vez que o núcleo de inovação do orbe. Único largo culpa tem a assistir com seu motorista do Uber em Los Angeles. E é uma porção substancial da pretexto pela qual a América é singular ator em tal grau necessário na conto do verba.
A assembleia iconoclasta e o sigilo da inovação
McWilliams nunca tem fase para a maioria dos textos de economia, descrevendo-os uma vez que sobejo aborrecidos para o público em comum. Ele disse que “constantemente pensei que a chave para obter a economia é extrair a economia dos matemáticos de segunda estrato e colocá-la de rodeio no monarquia da raconto”. Ele acredita que os humanos estão “programados para relatar histórias, nunca estamos programados para amestrar o orbe através da matemática”. E definir o verba uma vez que uma tecnologia, uma vez que o queimação, que os humanos inventaram há bem fase e que moldaram e remodelaram ao comprido de milénios, foi a chispa para o seu recente alfarrábio.
Ele descreve uma vez que antropólogos e biólogos se referem aos humanos uma vez que uma “linhagem pirofítica”, que se adaptou e se adaptou continuamente coadunado com a tecnologia conhecida uma vez que queimação. O verba foi inventado para funcionar da mesma processo, acredita ele, e é por isso que expressou crédito em que a América superará algum crise que se avizinha. Ele vê os EUA uma vez que uma “assembleia iconoclasta” no fundo, impulsionada pela sua natura caótica – contudo, em última estudo, inovadora.
McWilliams explicou que vê a Europa uma vez que uma assembleia gerida uma vez que uma “apólice de agarrado”, concebida para serenar o risca, enquanto os EUA são definidos por adotá-lo. Ele disse que vê a inovação que produz alguma coisa uma vez que o boom da IA uma vez que uma particularidade, quase singular subproduto dessa atitude. “A ratificação do risca é a pretexto pela qual os EUA são bem mais inovadores do que a Europa”, disse ele, argumentando que “leste psique inovador está arraigado na conto americana, remontando a Alexander Hamilton, que estabeleceu singular largo maneira bancário e uma numerário, permitindo à economia revolucionária contrair empréstimos no seu especial papel incorporado de quatro ou cinco anos”.
McWilliams disse que os EUA parecem obter que a inovação é “próxima” – a conformidade de pequenas inovações, apontando o seu smartphone para a plenário e notando que é singular resultado vizinho, combinando singular telefone, computador, plenário e telefone, “que os europeus não teriam concebido”. Ele usou a metáfora do martelo e do cavilha, dizendo que singular cavilha nunca é bem conveniente a menos que seja usado em conformidade com singular martelo.
Na Europa, por outro renque, “a teoria é serenar o risca o fase todo, patente? Você vai para a saúde pública, vai para escolas públicas, consegue singular aplicação, nunca pode ser deposto, todo esse quidam de coisa”. McWilliams acrescentou que o risca para os europeus “é alguma coisa que é assumido pelos esquisitos nos Estados Unidos”, acrescentando que o risca é “o situação psicológico que define o americano”.
Melhor marketing para ruína criativa
McWilliams disse que uma largo pretexto pela qual o seu alfarrábio foi traduzido para tantas línguas (21 delas, para ser rigoroso) é expedir a teoria de que o lendário economista austríaco Joseph Schumpeter – embora fosse uma personagem “bizarra” – “tinha a teoria certa, que basicamente, a economia é singular largo mecanismo evolutivo, e as forças da evolução são as forças que impulsionam a inovação, e as forças da inovação são as forças que impulsionam a assembleia e a geração de abundância”. Quando lhe foi indigitado que a famosa expressão de Schumpeter, “ruína criativa”, é alguma coisa árduo de vender, McWilliams concordou: “ele precisava de singular departamento de marketing melhor, contudo as suas ideias estavam certas”. (O Comité Nobel, com anseio na Noruega, ofereceu singular endosso tácito a Schumpeter em 2025, atribuindo os prémios de economia a vários economistas que desvendaram ainda mais o concepção de “ruína criativa”.)
Voltando ao tema de uma potencial empola de IA estourando nos EUA, McWilliams disse que nunca está ralado com o vestuário de as empresas de IA crescerem “grandes ademais para estoirar”, uma obsessão em seguida comentários recentes de executivos da OpenAI. A única prenúncio genuíno para a economia em comum, de tratado com McWilliams, seria se a indústria da IA conseguisse cativar os chips da gestão política de que são “activos estratégicos” ou uma quesito de “firmeza pátrio” – ligando-os ao multíplice industrial armífero.
McWilliams descartou isso devido ao impressão político. Ele sugeriu que se o presidente Donald Trump concorresse novamente, os seus “instintos populistas” altamente evoluídos reconheceriam que ser “contra Silicon Valley é singular campeão inteiro” eleitoralmente.
“Uma coisa que compreendi a cerca de a América”, acrescentou McWilliams, é que, em comum, “nunca odeiam os ricos… é a camada perito que eles nunca suportam”. Os ricos nunca são alguma coisa a ser execrado na América, disse ele, devido à atitude cultural em lista ao verba: “O verba é singular largo nivelador”.
Nascente: Google Trends