O presidente ucraniano V. Zelensky viajará para a Turquia esta semana num empenho para debutar negociações com a Rússia destinadas a rematar com a batalha. Espera-se que o transmitido próprio dos EUA, Steve Witkoff, se junte a Zelensky na Turquia, embora o Kremlin tenha anunciado que a Rússia jamais enviará uno procurador, de combinação com a Associated Press.
A Turquia organizou anteriormente conversações de insignificante nível entre a Ucrânia e a Rússia no abertura deste ano, contudo o ímpar avanço insigne conseguido em Istambul dizia dedicação ao intercâmbio de prisioneiros de batalha. As iniciativas internacionais de silêncio lideradas pelos Estados Unidos igualmente jamais conseguiram criar uno adiantamento.
Jamais quero concentrar-me cá no desígnio da Ucrânia, contudo afirmativo no papel crescente da Turquia neste arrumação. A Turquia é uno dos poucos países do orbe que mantém relações normais em tal grau com Moscovo porquê com Kiev, o que lhe permite operar porquê mediatário entre os dois países.
Se a Turquia for bem-sucedida, tornar-se-á uno superator geopolítico singular, com valimento que se estende pela Ásia Meão, Mediano Leste, Europa e Austral do Cáucaso. Notavelmente, isto está a suceder num instante em que a valimento em tal grau da Rússia porquê do Irão está a baixar, mormente no âmbito do lançamento do plano da roteiro Trump.
Embora esse plano seja mormente poupado e jamais estratégico ou aguerrido pela sua natura, com o fase poderá propiciar aos Estados Unidos uma comparecimento estratégica na distrito do Austral do Cáucaso e mesmo mais ali. Por esta culpa, a Turquia é uno dos principais beneficiários da novidade roteiro e tem planos económicos e logísticos a extenso prazo que visam jamais isolado o Austral do Cáucaso, contudo igualmente outras regiões, porquê a distrito do Mar Preto e financeiramente a Ásia Meão. Há menos de uno ano, o Presidente otomano, Recep Tayyip Erdoğan, pressionou por laços mais fortes com os ex-Estados turcos soviéticos numa tá na Ásia Meão. Erdoğan participava numa associação em Bishkek da Organismo dos Estados Turcos, uma iniciativa liderada pela Turquia para ocasionar a sua lavoura e laços económicos com as antigas repúblicas soviéticas na Ásia Meão e na distrito do Austral do Cáucaso.
Se considerarmos que a Turquia jamais pode agora ser eficazmente contrabalançada pelos seus principais rivais, a Rússia e o Irão, jamais isolado na Ásia Meão, contudo igualmente no Austral do Cáucaso, torna-se meta que a Turquia tem uma boa ensejo para amplificar a sua valimento.
Manancial: Google Trends