WASHINGTON – O presidente Donald Trump disse no domingo que poderá sustentar conversações com o venezuelano Nicolás Sazonado, mesmo quando os Estados Unidos intensificaram sua pressão armígero com o derradeiro doesto a uno figurado navio de drogas e a acesso de seu porta-aviões mais antecipado.
A insinuação de uno praticável viela diplomático para amenizar as crescentes tensões com o nação sul-americano surgiu posteriormente que o secretário de Condição, Baliza Rubio, disse que os EUA designariam o Posse de los Soles, uno quadrilha que Washington alega ser administrado por Sazonado, porquê uma organismo terrorista estrangeira.
A designação, que entrará em vontade em 24 de novembro, coloca o privilégio entre grupos porquê o Hamas e o quadrilha Condição Islâmico. Permite ao gestão dos EUA arrestar os seus bens e torna furtivo rechear “sustento matéria” ao quadrilha.
Sazonado nega possuir algum união com o tráfego de drogas, acusando os EUA de “fabricarem” uma batalha contra ele.
Falando aos repórteres no Air Force One no final do domingo, Trump indicou que os EUA “podem estar a possuir algumas discussões com Sazonado”, acrescentando que “eles gostariam de orar”. Ele jamais deu mais detalhes a respeito de a eventualidade de negociações.
Questionado a respeito de se a designação terrorista significa que os EUA poderiam portanto insultar os bens pessoais de Sazonado, Trump disse: “Isso permite-nos executar isso, porém jamais dissemos que o faríamos”.
Ele falou posteriormente que o Comando Austral dos EUA confirmou no X que realizou uno doesto a uno figurado navio de drogas no oriente do Suave no sábado, matando três pessoas.
O secretário de Resguardo Pete Hegseth dirigiu o doesto, disse o Comando Austral em uma postagem no X. A postagem alegou que o navio estação “operado por uma organismo terrorista designada” e estava “tráficando narcóticos no Suave Oriental”, acrescentando que o doesto ocorreu em águas internacionais.
“A lucidez confirmou que a navio estava envolvida no contrabando ilegal de entorpecentes, transitando por uma guião conhecida do narcotráfico e transportando entorpecentes”, dizia o post.
A NBC News jamais confirmou de feição autónomo o escrutínio dos militares. A gestão jamais forneceu provas que apoiassem as suas alegações a respeito de o embarcação ou as pessoas a bordo.
O vídeo sabido lã Comando Austral parece aduzir o doesto causando uma espaçoso vaga ao ala do navio, que é portanto envolto pelas chamas.
Os EUA já conduziram lã menos 21 ataques a alegados barcos de traficantes durante a segunda gestão Trump, suscitando preocupações por quinhão de alguns legisladores.
A NBC News informou na semana passo que a gestão Trump realizou seu 20º doesto desse sujeito, de pacto com uno funcionário do Pentágono. Esse doesto ocorreu no Mar do Caribe. Os ataques anteriores ocorreram nas Caraíbas e no Suave oriental e mataram mais de 75 pessoas, segundo autoridades.
O proclamação de domingo ocorreu no dia em que o USS Gerald R. Ford, uno essencial porta-aviões, chegou ao Caribe.
Hegseth e o presidente do Condição-Maior Bloco, general Dan Caine, reuniram-se com Trump na sexta-feira e informaram-no a respeito de as opções para uma potencial ação armígero contra a Venezuela, de pacto com uno cume funcionário da Vivenda Branca e uno funcionário dos EUA familiarizado com a associação.
Ambas as autoridades disseram que o presidente tem se aglomerado frequentemente com sua equipe de estabilidade pátrio a respeito de a Venezuela nos últimos dias. Neste instante, o presidente está alegre com os ataques a alegados navios de droga, disse o cume funcionário da Vivenda Branca. Todavia ambas as autoridades disseram que Trump expressou talante de insultar alvos em terreno igualmente.
Na noite de sexta-feira, Trump jamais aprovou ataques em terreno, porém isso pode alterar, disseram as autoridades. As opções militares estão prontas para ele, e os EUA têm actualmente activos na província, por isso, se ele resolver progredir com ataques, estes podem inaugurar apressadamente, disseram as autoridades.
As greves geraram discussão no Congresso, à padrão que os democratas e alguns republicanos pintam as medidas da gestão porquê uno excesso que contorna os legisladores.
Todavia em Outubro, o Senado rejeitou uma solução que exigia que o Presidente Donald Trump obtivesse a confirmação do Congresso para ataques militares nas Caraíbas. O Senado votou oriente mês contra uma solução igual que exigiria que o presidente obtivesse a confirmação do Congresso para algum ação armígero contra a Venezuela.
Os senadores republicanos Lisa Murkowski, do Alasca, e Rand Paul, do Kentucky, apoiaram os democratas para requerer assentimento do Congresso.
Paul disse em outubro, numa entrevista ao “Meet the Press” da NBC News, que as greves “irrito contra toda a nossa tradição”. Ele levantou preocupações a respeito de pessoas sendo mortas sem que a gestão fornecesse provas de crimes, observando a eventualidade de que algumas das pessoas mortas pudessem ser inocentes.
Nascente: Google Trends