Porquê uno vasto abalo na Bay Area pode assentar em linha o chegada aos cuidados de saúde – Printis

Como um grande terremoto na Bay Area pode pôr em risco o acesso aos cuidados de saúde
 - Printis Como um grande terremoto na Bay Area pode pôr em risco o acesso aos cuidados de saúde
 - Printis

Análise prova que danos a hospitais e redes de condução podem aumentar falhas em toda a província

6 de novembro de 2025 por Marni Ellery

Advertisement

Ninguém sabe quando ocorrerá o propínquo vasto abalo. Entrementes, os investigadores estão a trabucar para saber uma vez que estes eventos podem apoquentar o chegada aos cuidados de saúde em regiões densamente povoadas — e qual a melhor formato de se alinhavar para eles.

Igual exposto na Nature Communications, investigadores da UC Berkeley, da Universidade de Novidade Iorque, do Quadrilha Banco Mundial e da Universidade de Stanford simularam uno vasto terramoto na espaço da angra de São Francisco e posteriormente estudaram o seu impacto no chegada a hospitais de cuidados intensivos. As suas descobertas revelaram perturbações potencialmente fatais que poderiam ser potencialmente mitigadas através de uma congraçamento de infraestruturas de saúde e de condução mais resilientes.

A teoria de que os sismos, mesmo os moderados, podem afetar o chegada aos cuidados de saúde jamais é novidade. Estudos anteriores examinaram uma vez que os danos estruturais e jamais estruturais — tais uma vez que geradores que jamais funcionam ou falhas no processo de chuva — afectam as operações hospitalares, muitas vezes centrando-se em instalações individuais e nas comunidades locais que servem. Neste análise, mas, os investigadores analisaram a infra-estrutura de cuidados de saúde à graduação regional para saber uma vez que as falhas podem interagir para apoquentar o chegada de aparecimento aos cuidados de saúde em áreas urbanas densas.

“Usando conjuntos de dados detalhados do orbe genuíno a respeito de infraestrutura de hospitais e pontes, fomos capazes de amoldar esses efeitos compostos de falhas na espaço da angra de São Francisco”, disse Luis Ceferino, precípuo responsável do análise e formador coadjutor de engenharia social e ambiental na UC Berkeley. “A nossa esperança é que esta novidade abordagem esclareça uma vez que as falhas podem propagar-se pelos sistemas urbanos, para que possamos priorizar de formato mais eficiente os esforços de mitigação e admoestar as mudanças políticas.”

De convenção com Ceferino, vasto fracção da infraestrutura de saúde da Bay Area está localizada perto de grandes falhas ativas. Isto inclui a nequice de Hayward, que atravessa numerosas cidades densamente povoadas e tem vindo a amontoar força a começar de o seu derradeiro vasto terramoto em 1868.

No análise, os investigadores modelaram uno terramoto M7.25 na nequice de Hayward e, posteriormente, analisaram 76 hospitais – 426 edifícios com 16.639 camas – e 5.163 pontes para quantificar as falhas simultâneas e as perturbações em cachoeira nos sistemas de saúde e de condução.

Os seus resultados revelaram que a tendência de camas hospitalares em toda a província poderia desabar para 51%, com o Condado de Parque a reter unicamente 20% – ou unicamente 651 das 3.221 camas funcionais. Lá disso, descobriram que falhas generalizadas nos transportes restringiram ainda mais o chegada, aumentando os tempos de romagem regionais em 177% – passando de 6,1 minutos antes do terramoto para 16,9 minutos depois o terramoto – e ultrapassando 1.000% em partes da Calheta Levante.

Ceferino explicou que as falhas numa instauração podem propagar-se através de uma rede regional – sobrecarregando os hospitais próximos, aumentando as distâncias de romagem dos pacientes e piorando os resultados de saúde. Ao mesmo fase, pontes desabadas e outros perigos rodoviários agravam levante problema e podem possuir outros impactos perigosos, uma vez que o encolhimento totalidade de uno hospital e de toda uma confraria urbana.

“Para uno planeamento eficiente da resiliência nas grandes áreas metropolitanas, precisamos de modelos regionais baseados em dados de oração reais que possam captar estas interdependências operacionais entre os cuidados de saúde e a infraestrutura de condução”, disse Ceferino. “Leste análise fornece uma das simulações mais extensas até à data de falhas interdependentes que afectam o chegada aos cuidados de saúde depois uno terramoto.”

Com escora nos seus resultados, o condado de Parque, com uma população de 1,6 milhões de residentes, enfrenta potencialmente a agitação de saúde mais inferior da província, devido à sua beirada com a nequice de Hayward e à sua acumulação de hospitais vulneráveis. Lá da sua tendência de leitos substancialmente reduzida, o concelho igualmente enfrenta os impactos de condução mais significativos, mantendo unicamente 282 pontes funcionais de 642, ou 44%.

O seu exemplar igualmente ilustra uma vez que o dobro galanteio de falhas simultâneas nas infra-estruturas hospitalares e nos transportes pode desviar enormemente o chegada aos cuidados de saúde. Isto foi testemunhado em Inexperiente, uma cidade no condado de Marin, onde os tempos de romagem aumentaram de 7,3 para 185,5 minutos por baixo de perturbações combinadas causadas por problemas de condução e infraestrutura hospitalar, em conferência com uno acrescentamento de unicamente 14,1 minutos quando unicamente foram contabilizadas questões de infraestrutura hospitalar.

“Embora fundamentado na espaço da Calheta de São Francisco, o nosso análise destaca barreiras sistémicas ao chegada aos cuidados de saúde depois terramotos em condições comuns a muitas regiões urbanas densas”, disse Ceferino. “Mais essencial ainda, as nossas conclusões sublinham a mendicância de uma abordagem ao nível do processo para o planeamento da resiliência das infraestruturas – uma abordagem que dê prioridade às interdependências e à valia regional, em turno de remediar os ativos, uma vez que as pontes, de formato isolada.”

Histórias relacionadas

Preparando-se para o propínquo ‘vasto problema’

Nascente: Google Trends

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique sempre atualizado com o que é mais importante

Ao clicar no botão “Inscrever-se”, você confirma que leu e concorda com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.
Advertisement