Encerrando uma semana altamente agitada na Ásia no final de Outubro, o Presidente Donald J. Trump remodelou ainda mais o quadro do negócio dos EUA com a província Ásia-Delicado através de uma sucessão de novos acordos. Esta última patrulha de negociações inclui novos acordos comerciais recíprocos e compromissos de chegada ao mercado no Camboja, Tailândia, Malásia, Vietname, China, Coreia do Meridional e Japão. Alguns destes acordos baseiam-se nas bases estabelecidas pela Processo Executiva 14346 (5 de setembro de 2025). Essa maneira previa tarifas de cifra por cento a cerca de os produtos listados no Coadunado III, logo que singular concórdia mercantil qualificado fosse anunciado.(1) Com alguns acordos actualmente em energia, o Coadunado III da OE está sendo ativamente implementado.
Na semana escancha, destacámos os principais termos e compromissos assumidos no contexto destes novos acordos para os países do Sudeste Asiático (Vietname, Malásia, Camboja e Tailândia).
Presentemente, com o lançamento da tanto esperada Ficha Informativa Conjunta da Coreia do Meridional, discutimos actualmente os acordos com os países do Nascente Asiático (China, Coreia do Meridional e Japão) na Porção II deste post.
Igualmente incluímos uma tábua de epítome atualizada para alusão rápida.
China
O Concordância entre os Estados Unidos e a China, semelhante narrado na ficha informativa da China, significa uma armistício de singular ano em meato à escalada das tensões comerciais.
A China assumiu uma sucessão de compromissos, incluindo a paralisação de novos controlos de exportação de minerais de terras raras, a licença de licenças gerais para a exportação de terras raras ao cobertura do seu estatuto de controlo de exportação existente, a exclusão do envio de precursores químicos relacionados com o fentanil para a América do Setentrião e o erecção dos controlos de exportação de chips antigos da Nexperia. A China igualmente concordou em interromper as tarifas retaliatórias impostas aos produtos dos EUA a partir de 4 de março de 2025, os controlos de exportação retaliatórios contra entidades dos EUA, as taxas portuárias a cerca de os navios dos EUA impostas em vingança aos direitos da Parte 301 a cerca de os navios construídos na China e várias discriminações de preços e investigações anti-dumping às empresas de semicondutores dos EUA. Separadamente, a China prolongará o método de excepção tarifária fundamentado no mercado para as importações dos EUA até 2026 e comprometeu-se a adquirir 12 milhões de toneladas métricas (MMT) de soja dos EUA durante o excedente de 2025, e lã menos 25 milhões de toneladas por ano social, de 2026 a 2028.
Os Estados Unidos concordaram em epilogar a sua hodierno contribuição tarifária IEEPA relacionada com o fentanil a cerca de todos os produtos chineses de 20% para 10%. A pauta recíproca da IEEPA a cerca de a China permanece temporariamente reduzida em 10%, porém esta contribuição deverá alongar novamente para 34% em 10 de novembro de 2026. Uma vez que produto, a pauta básica da IEEPA para a China será de 20%.
Os Estados Unidos igualmente prorrogaram certas exclusões tarifárias da Seção 301 e suspenderam a implementação dos direitos da Seção 301 no setor pelágico chinês. Estas medidas suspensas incluem taxas portuárias do USTR que de outra feitio seriam aplicadas a navios específicos construídos na China, bravo porquê taxas a cerca de navios pertencentes ou operados por entidades chinesas. A paralisação igualmente cobre taxas a cerca de transportadores de veículos fabricados no exterior que fazem graduação nos portos dos EUA.
Acolá disso, os Estados Unidos suspenderam a “norma dos 50 por cento” do Bureau de Indústria e Firmeza (BIS), que anteriormente expandia as restrições à exportação a entidades com 50% ou mais de particularidade de entidades constantes da Alistamento de Entidades do BIS. Nos termos do concórdia atual, cada uma dessas ações vigorará até 10 de novembro de 2026.
Japão
O Concordância entre os Estados Unidos e o Japão comemora o Concordância-Painel conseguido em 22 de julho de 2025 e fronteira outro marca no crescente alinhamento do Japão com os Estados Unidos.
Nos termos do Concordância, semelhante narrado na Ficha Informativa do Concordância com o Japão, o Japão concordou em executar vários investimentos nos Estados Unidos. Estes incluem até 332 milénio milhões de dólares em investimentos para hospedar o crescimento de pequenos reactores modulares (SMR), outros investimentos em infra-estruturas relacionadas com a força, investimentos em infra-estruturas de IA e investimentos na enxovia de aprovisionamento de produtos electrónicos, entre outros. O Japão igualmente se comprometeu a concordar as certificações de firmeza viatura dos EUA sem mais testes, a alongar as importações de arroz dos EUA em 75% e a adquirir 8 milénio milhões de dólares de produtos agrícolas dos EUA.
Acolá disso, o Japão concordou em investir numa instauração de amoníaco e fertilizantes e numa instauração de fundição e refinação de cobre nos Estados Unidos. Os Estados Unidos e o Japão assinaram singular tela apartado em 28 de outubro de 2025 que visa alongar a cooperação no que diz dedicação à mineração e processamento de minerais críticos e terras raras.
Os Estados Unidos já haviam pequeno a pauta recíproca do EEPA a cerca de os produtos do Japão em 15% por baixo de a Processo Executiva 14345 (4 de setembro de 2025), de concórdia com o Concordância-Painel.
Coréia do Meridional
O concórdia entre os Estados Unidos e a Coreia do Meridional, semelhante narrado na Ficha Informativa Conjunta da Coreia do Meridional (13 de novembro de 2025), fronteira singular crescimento expressivo nas relações bilaterais e aborda nunca somente questões comerciais, porém igualmente questões de resguardo e firmeza.
Segundo o concórdia, a Coreia do Meridional investirá 150 milénio milhões de dólares na construção naval dos EUA, com mais 200 milénio milhões de dólares em investimentos comprometidos. A Coreia do Meridional igualmente se comprometeu a epilogar as barreiras nunca tarifárias às importações dos EUA, incluindo a diminuição do fronteira anual de 50.000 veículos dos EUA autorizados a entrar na Coreia do Meridional sem modificações. A Coreia do Meridional igualmente se comprometeu a epilogar as barreiras aos produtos agrícolas dos EUA, reconhecendo o posse advogado-cliente em processos de afluência e opondo-se aos direitos aduaneiros a cerca de o negócio electrónico.
Os Estados Unidos concordaram em sustentar a atual pauta IEEPA de 15% a cerca de produtos sul-coreanos. No entanto, se a contribuição tarifária aplicável do Concordância Mercantil de Árvores EUA-Coreia ou da Região Mais Favorecida dos EUA for sobranceiro a 15%, essa contribuição será aplicada em seu local. Acolá disso, os Estados Unidos reduziram as taxas dos direitos da Parte 232 para automóveis, autopeças, madeira, madeira serrada e derivados de madeira (cada uma atualmente de 25%) para 15% para produtos sul-coreanos. Os Estados Unidos igualmente se comprometeram a abortar impostos a cerca de alguns produtos sul-coreanos listados no Coadunado III, incluindo produtos farmacêuticos genéricos, aeronaves e peças de aeronaves.
O concórdia igualmente continha disposições de firmeza notáveis que têm implicações comerciais. A Coreia do Meridional comprometeu-se a alongar os gastos com resguardo para 3,5% do PIB e a adquirir 25 milénio milhões de dólares em equipamento aguerrido dos EUA até 2030. Os Estados Unidos igualmente deram ratificação à Coreia do Meridional para edificar submarinos de afronta nuclear e aprovisionar combustível nuclear.
Igual narrado na ficha informativa separada a cerca de investimentos na Coreia do Meridional, os Estados Unidos e a Coreia do Meridional chegaram a singular concórdia tecnológico talhado a comportar as exportações de IA dos EUA para a Coreia do Meridional, enquanto várias empresas sul-coreanas concordaram em adquirir aeronaves e gás congénito dos EUA. Acolá disso, as empresas sul-coreanas igualmente se comprometeram a investir na infra-estrutura da rede eléctrica dos EUA, na refinação de terras raras, no enriquecimento de urânio e na alargamento e modernização dos estaleiros navais.
De concórdia com a ficha informativa do Sucursal do Mandatário de Negócio dos Estados Unidos a cerca de a Coreia do Meridional, os Estados Unidos e a Coreia do Meridional concluirão os procedimentos internos para implementação nas próximas semanas e convocarão singular Comitê Misto devotado ao concórdia.
Tábua de Acordos Comerciais
NOTAS DE RODAPÉ
(1) Presenciar Coadunado III “Potenciais ajustes tarifários para parceiros alinhados” começando na página 38. O Coadunado III é singular menu à la carte de tarifas recíprocas que o presidente pode preconizar no acontecimento de singular concórdia mercantil ou concórdia com singular pátria.
Nascente: Google Trends