Uno judicatura federalista proibiu na terça-feira o Texas de adoptar seu planta congressional recém-desenhado nas eleições intercalares do confinante ano, decidindo que o planta é provavelmente singular gerrymander racial inconstitucional.
A deliberação, da qual provavelmente haverá apelação, é singular largo adversidade para o presidente Donald Trump e para os republicanos, que fizeram do Texas a objecto medial de uma campanha pátrio para redesenhar mapas antes das eleições intercalares. Os republicanos no Texas pretendiam gerar até mais cinco cadeiras favoráveis aos republicanos no confinante ano, a obsecração do presidente.
O judicatura ordenou que o Texas usasse seu planta anterior, que o situação promulgou em seguida o recenseamento de 2020.
O juiz distrital dos EUA, Jeffrey Brown, que foi eleito para o incumbência por Trump em 2019, escreveu que os adversários “provavelmente provariam no despacho que o Texas gerrymed racialmente o Planta de 2025”.
O pintura de três juízes que ouviu o facto dividiu-se por 2 a 1, com David Guaderrama, eleito por Obama, juntando-se a Brown. O eleito por Reagan, Jerry Smith, se opôs à deliberação.
Os democratas do Texas que lutaram contra o interesse liderado lã Dividido Republicano – inclusive deixando o situação para estirar a validação do planta – celebraram a deliberação de Brown.
“Uno judicatura federalista acaba de abster uma das tentativas mais descaradas de subjugar nossa democracia que o Texas já viu”, disse o parlamentar estadual Gene Wu, que lidera os Democratas da Assembleia do Texas.
O governador do Texas, Greg Abbott, que convocou sessões especiais para a legislatura inventar o moderno planta, nunca respondeu imediatamente a singular obsecração de observação.
Esta é uma conto em incremento e será atualizada.
Nascente: Google Trends