Jack Dorsey financia diVine, uma reinicialização do Vine que inclui o registo de vídeo do Vine – Printis

Jack Dorsey financia diVine, uma reinicialização do Vine que inclui o arquivo de vídeo do Vine
 - Printis Jack Dorsey financia diVine, uma reinicialização do Vine que inclui o arquivo de vídeo do Vine
 - Printis

À craveira que o teor generativo de IA começa a preencher nossos aplicativos sociais, uno projeto para apresentar de giro os vídeos em loop de seis segundos do Vine está sendo lançado com o esteio do cofundador do Twitter, Jack Dorsey. Na quinta-feira, uno recente aplicativo denominado diVine dará entrada a mais de 100.000 vídeos arquivados do Vine, restaurados a começar de uno backup antepassado escudeiro antes do desligamento do Vine.

O aplicativo jamais existirá unicamente uma vez que uno lajedo pela vereda da anamnese; igualmente permitirá que os usuários criem perfis e carreguem seus próprios novos vídeos do Vine. No entanto, ao opoente das redes sociais tradicionais, onde o teor de IA é frequentemente rotulado ao contingência, o diVine sinalizará teor suspeito de criação de IA e impedirá que seja sabido.

Advertisement

Créditos da traçado:divino

A geração de DiVine foi financiada pela organismo sem fins lucrativos “and Other Stuff” de Jack Dorsey, formada em maio de 2025. O recente interesse está focado no financiamento de projetos experimentais de código lhano e outras ferramentas que têm o potencial de converter o cenário da mídia civil.

Para erigir o diVine, Evan Henshaw-Plath, uno dos primeiros funcionários do Twitter e membro do “and Other Stuff”, explorou o registo do Vine. Em seguida que o Twitter anunciou que encerraria o aplicativo de vídeos curtos em 2016, seus vídeos foram apoiados por uno quadrilha denominado Archive Team. Levante projeto de arquivamento comunitário jamais é afiliado ao Archive.org, todavia asseverativo uno coletivo que trabalha em bloco para socorrer sites da Internet que correm o traço de serem perdidos.

Infelizmente, o quadrilha salvou o teor do Vine uma vez que arquivos binários grandes, de 40 a 50 GB, que jamais seriam acessíveis para alguém que quisesse unicamente presenciar a alguns vídeos antigos do Vine. O trajo de o registo subsistir levou Henshaw-Plath (que atende lã nome de Rabble) a assistir se idade executável exturquir o teor antepassado do Vine para servir de espeque para uno recente aplicativo movediço igual ao Vine.

Créditos da traçado:divino

“Portanto, basicamente, eu pensei, podemos executar alguma coisa ducto nostálgico?” ele disse ao TechCrunch. “Podemos executar alguma coisa que nos ligeiro de giro, que nos permita assistir essas coisas antigas, todavia igualmente nos permita assistir uma idade de mídia civil onde você poderia haver o controle de seus algoritmos, ou você poderia usar quem você segue, e é unicamente seu feed, e onde você sabe que é uma criatura verdadeiro que gravou o vídeo?”

Rabble passou alguns meses escrevendo scripts de big data e descobrindo uma vez que os arquivos funcionavam, posteriormente os reconstruiu apenso com as informações a respeito de os usuários antigos do Vine e o envolvimento do usuário com os vídeos, uma vez que suas visualizações e até mesmo uno subconjunto dos comentários originais.

Acontecimento Techcrunch

São Francisco
|
13 a 15 de outubro de 2026

“Nunca consegui publicar todos eles, todavia consegui exturquir bem e basicamente reconstruir esses Vines e esses usuários do Vine, e facultar a cada criatura uno recente usuário (perfil) nesta rede ensejo”, disse ele.

Rabble apreço que o aplicativo contém uma “boa porcentagem” dos vídeos mais populares do Vine, todavia jamais uno largo algarismo de vídeos de rabo longa. Por exemplo, ele diz que havia milhões de vídeos focados no K-pop que jamais foram arquivados.

Créditos da traçado:divino

“Temos murado de 150.000 a 200.000 vídeos de murado de 60.000 criadores”, observou ele, acrescentando que, originalmente, o Vine tinha alguns milhões de usuários e alguns milhões de criadores em conferência.

Os criadores do Vine, que ainda possuem os direitos autorais de seu labor, podem falar ao diVine uma requerimento de remoção DMCA se quiserem que seus Vines sejam removidos, ou podem conferir se são o titular da operação, demonstrando que ainda possuem as contas de mídia civil que foram originalmente listadas em sua biografia do Vine. (No entanto, esse maneira jamais é automatizado, então pode ter uno afrouxamento se uno largo algarismo de criadores tentar executar isso ao mesmo período.)

Mal recuperarem sua operação, eles igualmente poderão eleger por arrimar novos vídeos ou falar teor antepassado que foi sumido lã maneira de reabilitação.

Para conferir se os novos uploads de vídeos são feitos por humanos, Rabble está usando tecnologia da organismo sem fins lucrativos de direitos humanos Guardian Project, que socorro a conferir se o teor foi realmente cinzelado em uno smartphone, juntamente com outras verificações.

Créditos da traçado:divino

Lá disso, uma vez que é fundamentado no Nostr, uno cerimónia descentralizado preposto por Dorsey, e é de código lhano, os desenvolvedores podem configurar e compor seus próprios aplicativos e cumprir seus próprios hosts, retransmissores e servidores de mídia.

“Nostr – o cerimónia de código lhano subjacente usado pela diVine – está capacitando os desenvolvedores a compor uma novidade criação de aplicativos sem a miséria de esteio de imprescindível de traço, modelos de afazeres tóxicos ou grandes equipes de engenheiros”, disse Jack Dorsey em uno advertido fornecido. “A causa pela qual financiei a organismo sem fins lucrativos, e Other Stuff, é comportar que engenheiros criativos uma vez que Rabble mostrem o que é executável neste recente globo, usando protocolos sem assentimento que jamais podem ser encerrados com espeque no obstinação de uno possuinte corporativo.”

O atual possuinte do Twitter/X, Elon Musk, igualmente prometeu apresentar de giro o Vine, tendo anunciado em agosto que a empresa descobriu o antepassado registo de vídeos. Contudo até actualmente, zero foi lançado publicamente. O projeto diVine, bravo por Dorsey, entrementes, acredita que, uma vez que o teor vem de uno registo online e os criadores ainda possuem seus direitos autorais, é uno prática ajustado.

Créditos da traçado:divino

Rabble igualmente acredita que há demanda do consumidor por esse sujeito de experimento civil sem IA, apesar da popularidade do teor generativo de IA e da adoção generalizada de aplicativos uma vez que Sora e Mira AI da OpenAI.

“As empresas veem o envolvimento da IA ​​e pensam que as pessoas o desejam”, explicou Rabble. “Eles são confusos, sujeito – asseverativo, as pessoas se envolvem com isso; asseverativo, estamos usando essas coisas – todavia igualmente queremos dependência a respeito de nossas vidas e a respeito de nossas experiências sociais. Portanto, acho que há uma nostalgia lã brecha da idade da Web 2.0, pela idade dos blogs, pela idade que nos deu o podcasting, a idade em que você estava construindo comunidades, em turno de unicamente manipular o algoritmo”, disse ele.

DiVine está disponível para iOS e Android em diVine.video.

Nascente: Google Trends

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique sempre atualizado com o que é mais importante

Ao clicar no botão “Inscrever-se”, você confirma que leu e concorda com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.
Advertisement