Fortes evidências de que o propínquo transportador da China será nuclear emergem na foto do estaleiro – Printis

Fortes evidências de que o próximo transportador da China será nuclear emergem na foto do estaleiro
 - Printis Fortes evidências de que o próximo transportador da China será nuclear emergem na foto do estaleiro
 - Printis

Imagens recentes indicam que a China está a continuar nos negócios num hodierno porta-aviões, o seu sala, que muitas fontes esperam incorporar a propulsão nuclear. Uno hodierno pormenor que presentemente é notório da carcaça do casco do paquete parece albergar diretamente isso. O prolongamento ocorre somente uma semana após que a Marinha do Tropa de Emancipação Popular (PLAN) encomendou seu adiante porta-aviões produzido internamente, o Fujian. Entrementes, há cada turno mais relatos de que Pequim poderá ainda estar a labutar em velo menos mais uno sustentado convencionalmente transportadora igualmente.

Uno close do hipotético porta-aviões Sujeito 004 em construção em Dalian. internet chinesa

Imagens do hodierno porta-aviões, comumente aludido uma vez que Sujeito 004, mostram o paquete tomando configuração no estaleiro Dalian, na região chinesa de Liaoning. Notório presentemente é o que visual ser uma carcaça de contenção do reator, o que seria uno indicador chave do seu método de propulsão. Certamente, a carcaça é largamente afim à encontrada nos superportadores nucleares dos EUA, e há uno consenso comum de que o que podemos presenciar cá está relacionado com a futura fundação de uno reactor nuclear. Mas, resta a eventualidade que leste poderia ser qualquer outro paquete de teste ou potencialmente uno módulo de teste. Igualmente pode ser o facto desse apelação recomendação que existe para uno desígnio, contudo acaba sendo para outro, embora isso pareça menos improvável.

Renderizações relacionadas ao projeto do Sujeito 004 que surgiram no pretérito mostraram semelhanças com o projeto da Marinha dos EUA. Ford categoria, bravo uma vez que o horizonte porta-aviões de novidade criação da França, ambos movidos a vigor nuclear.

Uno concepção artístico de uno horizonte porta-aviões chinês. Internet chinesa caminho @HenriKenhmann

Na sua mais novo opinião do autoridade armígero chinês, o Pentágono nunca menciona explicitamente uno porta-aviões nuclear, contudo observa que a “próxima criação de porta-aviões” da China será caracterizada por uma “maior pertinácia”, o que “aumentará o autoridade de doesto de uno potencial bando de briga de porta-aviões PLAN quando implantado em áreas lá da arredores imediata da RPC”.

Em Março deste ano, Yuan Huazhi, comissário político do PLAN, confirmou que a construção de uno sala porta-aviões tinha começado, contudo recusou-se a contraditar se seria movido a vigor nuclear.

Exemplar de horizonte porta-aviões chinês movido a vigor nuclear. A letreiro marcada China State Shipbuilding Corporation (CSSC) sugere que leste poderia ser uno exemplar solene. internet chinesa

Há quase rigorosamente uno ano, surgiram evidências de que a China tinha construído uno padrão de reactor nuclear fundamentado em terreno, adaptado para uno espaçoso paquete de batalha de extensão. O denominado projeto Dragon Might está localizado em uma serra além de da cidade de Leshan, na região de Sichuan.

A modificação para a vigor nuclear na quarta companhia aérea da China é extremamente significativa.

A propulsão nuclear dará ao Sujeito 004 uno alcance efetivamente intérmino. Igualmente ajudará a atender aos requisitos de criação de vigor de sensores e outros sistemas de incumbência cada turno melhores. Uno superporta-aviões movido a vigor nuclear percorreria uno comprido trilho para colmatar a irregularidade técnica com a Marinha dos EUA e veria a China juntar-se à França uma vez que a única outra pátria a actuar uno aeroplano liso movido a vigor nuclear.

Imagens de satélite anteriores confirmaram que os negócios de construção do porta-aviões estavam em curso em Dalian antes de maio de 2024, quando uno módulo, uma seção da cabine de comando, apareceu pela primeira turno em imagens de satélite.

Paisagem do módulo transportador em Dalian, em traçado de satélite datada de 17 de maio de 2024. Google Earth

Aparentemente evidentes no módulo estavam trincheiras para trilhos de catapulta, sugerindo que o Sujeito 004 terá duas catapultas de cintura, lá das duas catapultas de proa. Isso combinaria com o acomodação do Nimitz e Ford classes e acrescentaria uma catapulta extra em confrontação com o terceiro porta-aviões da China, o Type 003 Fujianque possui uma única catapulta na arranjo da cintura.

Igualmente em outros aspectos, espera-se que o Sujeito 004 seja uno projeto globalmente mais adiantado do que Liaoning e Shandongque já estão bravo estabelecidos com a comboio PLAN, bravo uma vez que com o Fujian.

O porta-aviões chinês Fujianobservado durante sua cerimônia de comissionamento na semana escancha. Ministério da Resguardo Pátrio Chinês

Porquê Fujian — e ao adverso dos dois porta-aviões anteriores — o Type 004 será equipado para propelir aeronaves por canal de catapultas. Quanto mais cedo Shandong e o Liaoning são tipos de decolagem curta, contudo de recobro interrompida, ou STOBAR, com rampas de decolagem de ‘cabriola de esqui’ proeminentes. As catapultas oferecem inúmeras vantagens, principalmente quando se trata de propelir aeronaves com pesos brutos mais elevados, o que se traduz em avós cargas de combustível e munições. Geralmente, eles igualmente podem asilar uma inconstância maior de tipos de aeronaves. Isso inclui projetos avós e mais lentos, uma vez que as aeronaves de alerta e controle leviano adiantado baseadas em porta-aviões KJ-600, bravo uma vez que projetos menores, uma vez que drones.

Porquê o Fujiano Type 004 provavelmente será equipado com uno método adiantado de lançamento de aeronaves eletromagnéticas (EMALS), uno indivíduo de equipamento em rotina somente pela Marinha dos EUA.

Acolá do já citado KJ-600, a fileira aérea do Type 004 provavelmente incluirá o caça stealth J-35, bem por desenvolvimentos avançados do caça multifunção J-15, incluindo uma instável de batalha eletrônica. A transportadora igualmente deverá embarcar vários drones, uma vez que versões navalizadas do automóvel leviano de briga nunca tripulado GJ-11 (UCAV), excepto helicópteros.

Uno parelha de protótipos J-35 em constituição cerrada. caminho X

Curiosamente, no entanto, a China igualmente está supostamente a labutar em colateral num outro hodierno porta-aviões, leste com propulsão convencional.

Relatos nunca confirmados sugerem que, lá do Type 004 em Dalian, a China está preparada para debutar a labutar num porta-aviões com propulsão convencional em Jiangnan, em Xangai. Esta localização faria significação na padrão em que leste foi o estaleiro que construiu o Fujian. Se esses relatórios estiverem corretos, o resultado final provavelmente seria uno projeto Sujeito 003 rebuscado.

Viela Chaos314159/SDF:

“As últimas imagens do satélite Sentinel sugerem que Jiangnan está limpando uma plataforma além de do cais, levantando questões a respeito de se isso indica o preâmbulo da construção do denominado porta-aviões Sujeito 003A.”

Alguém sabe mais? 🤨🤔 pic.twitter.com/sCSduadhM0

-@Rupprecht_A (@RupprechtDeino) 11 de novembro de 2025

Considerando a desmesurado habilidade de construção naval da China, poderá executar significação proceder dois designs distintos de porta-aviões de novidade criação. Uno Sujeito 003 melhorado – que alguns observadores começaram a cognominar de Sujeito 003A – ofereceria as vantagens de uno design comprovado e custos mais baixos, enquanto o Sujeito 004, mais ávido, seria mais custoso e de maior traço.

O exemplar aquém representa uno porta-aviões com alimento convencional, com a flâmula algarismo CV-19, contudo a manancial é desconhecida e pode ou nunca ser solene. Notavelmente, no entanto, a superestrutura da ilhéu tem grandes semelhanças com aquela paisagem nas instalações de teste de porta-aviões terrestres de espaçoso graduação em Wuhan.

Exemplar de uno horizonte porta-aviões chinês de propulsão convencional, CV-19. internet chinesa
A maquete remodelada do porta-aviões em Wuhan com sua curiosa ilhéu que combina (vagamente) com o exemplar supra. (Internet chinesa)

Há igualmente o alegado de que a China nunca precisa necessariamente de porta-aviões movidos a vigor nuclear para muitas das suas missões. Embora uno porta-aviões movido a vigor nuclear fosse uma desmesurado excelência para operações sustentadas em águas azuis em todo o globo, para contingências mais próximas de morada, uma vez que no Tímido de Taiwan, e mesmo no disputado Mar da China Sul, uma robustez de aviões planos movidos convencionalmente é ainda altamente relevante. Os transportadores com propulsão convencional têm a excelência suplementar de poderem ser construídos mais velozmente e colocados em ofício em maior algarismo, oferecido uno orçamento definido, embora sejam mais dependentes de uno caravana de provimento uniforme, que pode ser derrotável em tempos de perturbação. Por seu flanco, mesmo uno porta-aviões movido a vigor nuclear ainda necessita de uno abastecimento uniforme de outros fornecimentos, incluindo combustível para a sua fileira aérea e para as suas escoltas.

Ao mesmo temporada, deve-se reparar que a China igualmente está trabalhando para incorporar uma encadeamento de navios de arremetida anfíbios de espaçoso convés, chamados de Sujeito 076. Cada uno contará com velo menos uma catapulta eletromagnética que deverá ser usada mormente para propelir drones, uma vez que você pode declamar mais cá. Mais uma turno, estes parecem ser feitos à padrão para missões dirigidas contra Taiwan, bravo uma vez que para projecção de autoridade no Mar da China Sul.

A prolongamento dos negócios de construção do que é cada turno mais possível que seja uno porta-aviões movido a vigor nuclear, e a eventualidade de outro indivíduo de flattop convencional em obras, destacam as grandes ambições da China uma vez que potência naval e os recursos que estão dispostos a investir para prender a sua imaginação marítima. Embora estes desenvolvimentos sejam significativos, deve igualmente recordar-se que, por enquanto, a comboio da PLAN de três porta-aviões de propulsão convencional ainda é largamente superada pelos 11 superportadores de propulsão nuclear activos da Marinha dos EUA. No entanto, a modificação está a baixar a uno compasso que parece ampliar.

Entre em contato com o responsável: thomas@thewarzone.com

Thomas é redator e editor de resguardo com mais de 20 anos de experimento cobrindo tópicos e conflitos aeroespaciais militares. Ele escreveu vários livros, editou muitos outros e contribuiu para muitas das principais publicações de aeronáutica do globo. Antes de ingressar A zona de batalha em 2020, foi editor do Mensal das Forças Aéreas.




Natividade: Google Trends

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique sempre atualizado com o que é mais importante

Ao clicar no botão “Inscrever-se”, você confirma que leu e concorda com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.
Advertisement