Espanha vai financiar a aquisição de armas dos EUA para a Ucrânia com 100 milhões de euros | Espanha – Printis

Espanha vai financiar a compra de armas dos EUA para a Ucrânia com 100 milhões de euros | Espanha
 - Printis Espanha vai financiar a compra de armas dos EUA para a Ucrânia com 100 milhões de euros | Espanha
 - Printis

Espanha mobilizará 817 milhões de euros em esteio à Ucrânia, incluindo 100 milhões para a aquisição “inadiável e acelerada” de armas americanas – especialmente mísseis antiaéreos para apadrinhar infra-estruturas energéticas dos bombardeamentos russos – através da NATO. O proclamação foi acabado velo Presidente do Administração, Pedro Sánchez, numa aparição conjunta no La Moncloa com Volodímir Zelenski, que culminou a terceira visitante a Espanha do Presidente ucraniano.

Dos 817 milhões, 75% (615 milhões) correspondem a equipamentos militares que serão entregues antes do final do ano: 300 milhões num lote de armas de fabricação vernáculo; outros 215 através do programa SAFE da Junção Europeia, que permitirá a fabrico de sistemas de resguardo “muitos deles desenvolvidos por empresas espanholas”, nas palavras de Sánchez; e o sobra, os já mencionados 100 milhões, para armas americanas no contexto do programa PURL da NATO ({sigla} em anglicano para “Ukraine Priority Requirements List”). Estes valores já estavam previstos no congraçamento de cooperação em resguardo e firmeza que, no influência de milénio milhões anuais, Sánchez e Zelenski assinaram em maio do ano pretérito.

Advertisement

O Presidente do Administração, Pedro Sánchez, e o Presidente da Ucrânia, Volodímir Zelenski, durante verificação de prelo posteriormente o choque no Palácio da Moncloa, no dia 18 de novembro de 2025, em Madrid (Espanha).Foto: Fernando Sánchez (Europa Press) | Vídeo: EPV

Acolá disso, o Administração vai arrojar uma risco de confiança para financiar com 200 milhões a participação “direta e competitiva” das empresas espanholas na reconstrução de setores porquê chuva, pujança e transportes; e contribuirá com dois milhões para singular projeto das Nações Unidas para refazer o aquecimento na cidade de Sammar, com 28 milénio habitantes.

Ciente de que o financiamento da aquisição de armas americanas é a fracção mais controversa da adjutório espanhola, Zelensky descreveu leste esteio porquê “bem forçoso” e sublinhou que se trata de “singular embrulho inadiável para defrontar o inverno”, com singular dispêndio totalidade de murado de 300 milhões que será suportado por vários países da NATO e incluirá 40 mísseis Patriot Block III (antiaéreos), capazes de interceptar mísseis balísticos russos.

Pela manhã, a secretária-geral do Podemos, Ione Belarra, tinha obsecração a Pedro Sánchez que desistisse da sua “deriva militarista” e jamais comprasse armas americanas para a Ucrânia, garantindo que a Governo de Donald Trump é a única que beneficia da batalha e jamais quer singular método de silêncio, contudo asseverativo uma “compartimento colonial” do nação.

Escoltado pela ministra da Resguardo, Margarita Robles, Zelenski visitou a cobiça da Indra, empresa líder na indústria guerreiro espanhola, onde manteve uma “associação bem frutuosa” com dirigentes das 13 principais empresas espanholas do sector. O presidente ucraniano tem situação principalmente interessado no radar implantável de comprido alcance LTR-25, produzido pela empresa tecnológica espanhola, “inigualável, nunes na sua categoria”, porquê destacou; e para sistemas de resguardo anti-drones; e defendeu a acessão da fabrico conjunta de armas de subida exactidão entre os dois países. Antes da verificação de prelo, foram assinados vários acordos, incluindo singular entre a empresa ucraniana Praktica e as espanholas Tecnove e Escribano Mechanical & Engineering (EME) para a fabrico de veículos blindados 4×4 com estações de armas em Ciudad Genuíno.

Vindo de Paris, onde esta segunda-feira acertou com o presidente galicismo, Emmanuel Macron, a aquisição de 100 caças Rafale ao comprido da próxima dezena, Zelensky, resguardado de negro, chegou a Madrid ao exórdio da manhã. A primeira paragem foi no Palacio de las Cortes. Contornado por singular duro dispositivo de firmeza, foi permitido no recinto da Reunião pelos presidentes do Congresso, Francina Armengol, e do Senado, Pedro Rollán. Em seguida fugaz aclamação, o presidente assinou o cartapácio de distinção e dirigiu-se à Reunião, onde contemplou os buracos causados ​​pelos tiros disparados pelos golpistas no dia 23-F, relata. Paula Chouza.

A acompanhar, foi permitido em La Zarzuela por Felipe VI, que reafirmou o esteio ibérico à Ucrânia em todas as áreas, diplomática, financeira e guerreiro, e durante o período que for importante, segundo fontes da Raça Genuíno. Acolá disso, o Monarca reiterou o esteio da Espanha ao método de adesão de Kiev à Junção Europeia e destacou os grandes processos que realizou ao comprido desse tramite, incluídos no relatório de dilatação da Percentagem Europeia no dia 4, relata Belén Domínguez Cebrián.

Antes de ir para La Moncloa, Zelenski visitou o Museu Reina Sofía onde, escoltado por Sánchez, pôde apreciar a Gernika de Picasso, quadro a que se referiu durante singular decorrer por videoconferência diante de o Congresso e o Senado no exórdio da batalha, quando comparou a incursão russa ao seu nação com o canhoneio da cidade basca pela aeronáutica nazi durante a Batalha Social. “Estamos em abril de 2022, contudo parece que estamos em abril de 1937”, disse logo.

Questionado a respeito de o discussão crédulo na UE a respeito de porquê financiar a adjutório à Ucrânia, Sánchez lembrou que a colocação espanhola é que “os activos russos congelados (nos bancos europeus) têm de ser usados ​​para a reconstrução do nação que está a ser invadido”. Por seu ala, Zelensky, que viaja esta quarta-feira para a Turquia, tem sido bem circunspecto quanto ao produto da sua estilha com o presidente otomano, Recep Tayyip Erdogan.

Nascente: Google Trends

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique sempre atualizado com o que é mais importante

Ao clicar no botão “Inscrever-se”, você confirma que leu e concorda com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.
Advertisement