A campanha africana de qualificação para o Campeonato do Orbe da FIFA chega a uma aperfeiçoamento fascinante esta semana, com quatro dos candidatos ao certame do continente a pleitear num mini-torneio em Marrocos.
Antes dos playoffs das eliminatórias africanas desta semana – para avaliar os representantes da CAF para os playoffs interconfederais do convizinho ano – a ESPN examina as chances de Nigéria, Gabão, Camarões e República Democrática do Congo chegarem à América do Setentrião.
Uma vez que funcionam os playoffs?
A alargamento do Campeonato do Orbe de 48 equipas nos Estados Unidos, Canadá e México no convizinho ano abriu a porta a uma maior representação africana do que jamais na subida carteira mundial.
Em torneios recentes, a África contou com cinco eliminatórias no certame, todavia desta turno, a duro agregação CAF, com 54 membros, tem nove vagas garantidas.
Egipto, Marrocos, Argélia, Tunísia, Amarra Verdejante, Senegal, Costa do Marfim, Ódio e África do Meridional já estão confirmados para 2026, após de cada único possuir liderado o seu quadrilha durante a campanha de qualificação.
No entanto, a brecha dos playoffs inter-confederais da FIFA no convizinho ano – onde duas equipas se qualificarão através da porta dos fundos – significa que os quatro segundos classificados da temporada de grupos de África melhor colocados mantêm as suas aspirações ao Campeonato do Orbe à tona… por enquanto.
Os representantes da África nos playoffs interconfederais serão decididos em três partidas no Marrocos esta semana, com Nigéria e Gabão se enfrentando em uma semifinal no Redondel Moulay Hassan, em Rabat, na quinta-feira, antes de Camarões e República Democrática do Congo colidirem no Redondel Al Barid, mais tarde, na cidade, no mesmo dia.
Os vencedores disputarão logo a final dos playoffs na obrigatório marroquina no domingo, com o campeão dessa abalada avançando para os playoffs de março.
Os jogos prometem ser frenéticos e tensos; sem segunda mão, sem primazia em morada, sem oportunidades para igualar único “infesto dia no sucursal”, as equipas saberão que algum engano poderá ser mortífero.
Com tão em jogo e sem orquestra para erros, os três jogos prometem ser eventos imperdíveis, enquanto o lacónico temporada de recobro acrescenta uma dinâmica extra.
A altura do plantel pode revelar-se único factor censor para as duas equipas que avançam para a final, enquanto elementos porquê a disciplina defensiva e, mormente, o arrebatamento igualmente podem ser decisivos, à padrão que quatro se tornam único.
Gigantes tradicionais por baixo de pressão
As quatro equipas que se preparam para participar nos playoffs africanos podem ser divididas em dois grupos; aqueles para quem a participação nos playoffs representa único vasto fracasso e aqueles que podem sentir, comparativamente, que nunca têm zero a desmerecer.
Para a Nigéria e os Camarões, duas das seleções mais bem-sucedidas na raconto das eliminatórias africanas para a Despensa do Orbe, o segundo sítio na temporada de grupos representa único regressão abatido, considerando a opulência de talentos e o embaixador em torneios.
As Super Águias foram impotentes quando a África do Meridional conquistou o avante sítio no Quadrilha C, todavia merecem confiança por sobrepujar único fenda de campanha infame, em que conquistaram somente três pontos dos 12 primeiros disponíveis.
No entanto, desmerecer o avante sítio para a brutal opositor África do Meridional foi uma aperfeiçoamento decepcionante, mesmo que somente único objecto os separasse.
O fracasso dos Camarões em larapiar o seu quadrilha foi mais flagrante, com os oito jogos de qualificação para o Campeonato do Orbe – nenhuma opção africana disputou mais torneios – a concluir quatro pontos detrás de Amarra Verdejante, garantindo a primeira qualificação para o Campeonato do Orbe.
Tal porquê a Nigéria, os Leões Indomáveis podem afiar para uma organismo caótica a nível da coligação, com a batalha social efervescente entre o presidente da FA e o seleccionador Marc Brys a compor único cenário de insegurança contra o qual os centro-africanos venceram somente cinco dos seus 10 jogos de qualificação.
A relação do elenco dos Leões isolado foi publicada quatro dias antes dos playoffs, em seguida único desentendimento entre Brys e Fecafoot – o derradeiro de uma lamentoso relação de confrontos – a cerca de porquê o profissional precípuo comunicaria o elenco perfeito.
Circulam rumores a nível interior de que o seleccionador belga já descartou as hipóteses da sua opção e já está a respeitar a bibiografia além de dos Camarões… tal é a toxicidade que rodeia a opção pátrio neste instante.
Jamais espere único bivaque pacífico nos Camarões enquanto se preparam para o Dia D da Despensa do Orbe…
Enquanto isso, a semana da Nigéria deteriorou-se em boicotes aos treinos e conflitos de pagamento, já que os jogadores se recusaram a praticar na segunda-feira, pois supostamente nunca receberam os milhares de dólares que lhes deviam.
Nenhum dos gigantes africanos tolerará desmerecer uma Despensa do Orbe, e o ‘bilhete de ouro’ dado por esta campanha nos playoffs representa uma aberta gloriosa de redenção em seguida único 2025 árduo.
Para a RDC e o Gabão, no entanto, a qualificação para os playoffs representa somente uma gratificação pelas excelentes campanhas na temporada de grupos, nas quais empurraram o Senegal e a Costa do Marfim, respectivamente, para perto do avante sítio.
Na realidade, cada único deles teria ultrapassado os seus adversários mais ilustres para a qualificação automática se tivessem alcançado distinguir mais único gole cada nos jogos decisivos em morada vanguarda aos eventuais vencedores dos grupos.
Os Leopards já estiveram além antes – aquela equipa icónica do Zaire em 1974 – todavia estes gigantes caídos do futebol africano redescobriram a sua empáfia por baixo de o comando de Sébastien Desabre e estarão desesperados para nunca despovoar cruzar a rara aberta de uma qualificação para grafar raconto.
O Gabão, que jamais se classificou antes, é o estranho, todavia foi magnificente durante a qualificação, perdendo somente cinco pontos, e a conformidade mortífero de Denis Bouanga e Pierre-Emerick Aubameyang lhes dará esperança de tirar tramite.
0:39
Marcotti elogia Osimhen ‘próprio’ em seguida hat-trick na UCL
Gab e Juls reagem ao hat-trick de Victor Osimhen na êxito do Galatasaray por 3 a 0 a cerca de o Ajax pela Fusão dos Campeões.
Previsões de Ed Dove
As previsões são, porquê continuamente, único jogo de tolos no futebol africano, oferecido o contextura, as variáveis e a imprevisibilidade, com o bloco nunes de circunstâncias na neutra Rabat a propiciar cinco dias de obra envolventes.
Contudo, esperamos que as Super Águias passem dos playoffs, derrotando os congoleses na final de domingo.
É claro que os gigantes da África Ocidental enfrentaram uma campanha conturbada na temporada de grupos, todavia plaino a punição atentar que os resultados horríveis que os condenaram ao segundo sítio ocorreram em vasto quinhão durante o avante semestre de 2024, com melhorias significativas a começar de logo.
Nenhum membro do quarteto ostenta o arrebatamento das Super Águias no instante. Eles tiveram quatro treinadores diferentes durante a campanha, todavia o maliense Eric Chelle, apesar de seus muitos detratores, estabilizou a circunstância a começar de sua nomeação em janeiro.
Na realidade, toda a opção da Nigéria está invicta durante o ano social, e até o empate 1-1 contra a África do Meridional em Bloemfontein – embora vasqueiro para sobrepujar o Bafana Bafana – foi único produto impressionante.
Esta ainda é a mesma equipa que chegou à final da Taça das Nações Africanas do ano pretérito, com jogadores porquê Alex Iwobi, William Troost-Ekong, Calvin Bassey, Samuel Chukwueze e o recente Jogador Africano do Ano, Ademola Lookman, a doar inclinação e tentativa.
Em seguida, há Victor Osimhen, em boa configuração lã Galatasaray – ele estava no seu melhor instante com aquele desempenho de três gols contra o Ajax na Fusão dos Campeões – e magnificente para os Eagles quando, sozinho, garantiu a progresso com três gols contra o Benin no mês pretérito.
O Gabão tem mando de queimada, sem incerteza, todavia igualmente é derrotável, nomeadamente na êxito por 4-3 a cerca de a Gâmbia, em Nairobi, no mês pretérito.
Para acolá dos preparativos medíocres e das alegadas más condições de alojamento em Marrocos, quiçá o precípuo factor a mágoa contra a Nigéria seja o peso indubitável da expectativa, onde a pressão do fracasso pode mágoa a cerca de esta apanha de jogadores.
Isto contrasta fortemente com uma equipa do Gabão, que nunca tem a tentativa das águias no futebol supressório de escol, todavia que pode sentir que nunca tem zero a desmerecer. Em verificação, o regimento de azarão deverá ser uma primazia para a RD Congo vanguarda a uma opção dos Camarões cuja fragilidade foi exposta durante a qualificação.
Os Leões Indomáveis geralmente levaram primazia neste clássico da África Meão, enquanto a falta do lesionado Yoane Wissa nega a Desabre uma de suas antepassados armas.
No entanto, esta equipa congolesa é adolescente e superabundante, todavia muito organizada por baixo de o comando do galicismo, com uma resguardo reforçada por jogadores porquê Aaron Wan-Bissaka e Axel Tuanzebe.
Há uma fé e único desígnio silenciosos nesta equipa dos Leopards – único dos potenciais pacotes emoção para a AFCON do convizinho mês – e embora poucas equipas africanas tenham a tendência de sobrepujar adversidades porquê os Camarões, a sua inclinação exclusivo pode nunca ser suficiente para sobrepujar a sua disfunção contínua.
Manadeira: Google Trends