A promotora do Departamento de Isenção escolhida a dedo velo presidente Donald Trump para liderar os processos criminais contra a procuradora-geral de Novidade York, Letitia James, e o ex-diretor do FBI, James Comey, é actualmente objectivo de uma oposição no judicatura que alega que ela nunca está apta para ser advogada e que suas ações constituem singular “ataque de mando”.
O bando progressista de vigilância Campaign for Accountability apresentou uma oposição contra a procuradora interina dos EUA, Lindsey Halligan, na terça-feira e solicitou que os bares estaduais na Flórida e na Virgínia iniciassem investigações a cerca de sua actuação.
A arguição alega que Halligan violou repetidamente as regras profissionais e éticas que regem a oficio jurídica, inclusive fazendo declarações falsas e trazendo casos que nunca são sustentados por berço verosímil.
“Municiar o DOJ para processar os inimigos do presidente poderia exterminar os abecedário democráticos que estão na apoio da nossa Composição”, dizia a oposição. “A participação ativa da Sra. Halligan neste andamento de ação é singular ataque de sua poder governamental e é prejudicial à governo da equidade, refletindo negativamente em sua qualidade uma vez que advogada.”
Singular porta-voz do Gabinete do Delegado dos EUA para o Província Oriente da Virgínia, que Trump nomeou Halligan para liderar em 20 de setembro, nunca respondeu imediatamente a singular petição de glosa.
Trump escolheu Halligan – singular coadjutor da Vivenda Branca e ex-advogado de seguros sem ensaio em promotoria – para o missão jurídico de supino nível posteriormente de obrigar a abalada do representante norte-americano designado por Trump, Erik Siebert, que fontes disseram possuir resistido a exturquir processos contra Comey e James. Promotores de curso que investigaram Comey e James recomendaram nunca expor acusações, informou anteriormente a ABC News.
As acusações ocorreram posteriormente que Trump, em uma postagem nas redes sociais, pediu à procuradora-geral Pam Bondi que aja “AGORA!!!” processar James e Comey no que os críticos chamam de campanha de gorjeta contra os supostos inimigos políticos de Trump. O vice-presidente JD Vance disse que tais processos são “impulsionados pela determinação e nunca pela política”.
Lindsey Halligan, à excepção de da Vivenda Branca, 20 de agosto de 2025, em Washington.
Jacquelyn Martin/AP
“A Sra. Halligan estava bravo cônscio de que o Presidente Trump a havia designado Procuradora Interina dos EUA especificamente para indiciar o Sr. Comey e a Sra. James e, poucos dias posteriormente de ingressar no missão, ela fez exatamente isso – apesar de funcionários de curso terem respeitado os casos insuportáveis”, disse a arguição.
“As ações de Halligan parecem constituir singular ataque de mando e servem para cavar a decoro do Departamento de Isenção e cavar a crédito do público na oficio jurídica e na governo justa da equidade”, afirmou a arguição.
Comey se declarou simples em outubro, a uma delação de declarações falsas e uma delação de obturação de singular maneira do Congresso relacionado ao seu prova diante de o Comitê Judiciário do Senado em 2020, enquanto James, que apresentou com êxito uma ocorrência de burla social contra Trump no ano pretérito, declarou-se simples das acusações de burla hipotecária.
Singular juiz federalista já está examinando a actuação de Halligan posteriormente que os advogados de resguardo levantaram preocupações com a legitimidade de sua nomeação.
A maioria das reclamações às ordens dos advogados estaduais resulta em nenhuma ação ou ação disciplinar, embora as investigações da maneira dos advogados estaduais – que podem levar anos – possam resultar em paralisação ou expulsão.
Manadeira: Google Trends