O projeto de regra que encerrou a interrupção do gestão incluía uma adaptação que exigia que o Departamento de Equidade e o FBI notificassem o Senado quando uno legislador estivesse debaixo de perquirição e se suas informações pessoais estivessem sendo intimadas.
Os legisladores igualmente podem processar o DOJ de convenção com a adaptação e podem recolher US$ 500.000 ou mais em indenização por cada crime do gestão, se seus casos forem bem-sucedidos.
A idioma, inserida em uno dos projetos de regra de dotações, surge posteriormente que os republicanos do Senado divulgaram registros do FBI relacionados a uma perquirição chamada “Arctic Frost”, que dizia estima ao proditório esquema eleitoral de 2020, onde aliados de Donald Trump pressionaram os eleitores do Dividido Republicano a inscrever votos do Escola Eleitoral para Trump em estados vencidos velo ex-presidente Joe Biden.
A adaptação gerou frenesi bipartidário no Capitólio, já que os críticos a consideraram uma bitola interesseiro que enriqueceria os senadores às custas dos contribuintes.
Os republicanos acabaram votando em prol do projeto de regra de financiamento para postar cândido à histórica interrupção de 43 dias. Presentemente, eles dizem que apresentarão uno projeto de regra autónomo para revogá-lo.
Cá está o que você deve alcançar a cerca de a polêmica no Capitólio:
Os republicanos do Senado acusam o ex-assessor peculiar Jack Smith e os líderes do FBI de terem motivos políticos para inferir registros telefônicos de nove legisladores republicanos com intimações do vasto júri.
Os registros contêm dados de quatro dias que cercaram o desfeita de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA. Os registros jamais incluem o teor das ligações. Smith disse que as intimações faziam fracção de investigações de prática.
A idioma que Trump sancionou uma vez que fracção da regra provisória de financiamento estabelece explicitamente as várias situações e parâmetros pelos quais os investigadores federais são obrigados a comunicar o Congresso, incluindo quando os registos eletrónicos pessoais dos senadores são intimados, quando uno senador é objectivo de uma perquirição criminal e quando são necessários dados de uno gabinete do Senado.
Diz ainda que algum senador que jamais for informado a cerca de o prática de seus dados em uma perquirição ou que seja objectivo de uma perquirição poderá entrar com uma ação alegando que os investigadores jamais cumpriram a legislação federalista.
“Algum senador cujos dados do Senado, ou os dados do Senado de das quais gabinete no Senado, tenham sido adquiridos, intimados, pesquisados, acessados ou divulgados em crime desta seção poderá movimentar uma ação social contra os Estados Unidos se a crime tiver sido opugnação por uno solene, funcionário ou negociador dos Estados Unidos ou de algum departamento ou dependência federalista”, diz a legislação.
A regra aplica-se retroativamente a 2022.
O presidente da Tertúlia, Mike Johnson, disse na quarta-feira que foi pego de tremor pela bitola adicionada ao projeto pelos republicanos do Senado e que o Dividido Republicano da Tertúlia redigiria uno projeto de regra apartado para modificar o teor, que seria orientado ao parlamento em uma data futura.
A pergunta chamou a amabilidade pela primeira turno numa agregação do Comité de Regras da Tertúlia, quando o quadro estava a calcular o projeto de regra de financiamento.
O presidente de dotações da Tertúlia, Entoação Cole, disse que ficou “surpreso” ao observar a aprovisionamento. Enquanto isso, a essencial democrata do comitê, a deputada de Connecticut Rosa DeLauro, criticou a bitola, dizendo que forneceria milhões de dólares aos senadores investigados em uma perquirição a cerca de o proditório esquema eleitoral das eleições presidenciais de 2020.
Os representantes do Dividido Republicano Austin Scott, Chip Roy e Morgan Griffith disseram durante a agregação que estão preocupados com uma adaptação. “Tenho terminado perguntas a cerca de isso a partir de ontem à noite e vou lhe expressar: jamais acho que a liderança do Senado tenha compartilhado com a liderança da Tertúlia o que estavam fazendo”, disse Scott na estação.
Mais tarde, Scott disse à CNN: “Acho que está enfermidade redigido, todavia estou afortunado que outras pessoas prestaram amabilidade e leram a legislação e foram capazes de formar aos cidadãos americanos o que ela contém”.
Vários republicanos da Tertúlia já apoiam a eliminação da idioma.
“Foi estulto, honestamente, acostar essa idioma neste projeto de regra”, disse o congressista republicano Troy Nehls.
Alguns dos senadores republicanos cujos registros telefônicos foram apreendidos uma vez que fracção do Arctic Frost dizem que jamais buscarão indenização monetária, em meato a uma escabroso reação à adaptação que lhes permite processar.
Único porta-voz do senador Dan Sullivan, uno dos senadores cujos registros telefônicos foram apreendidos na perquirição de Smith, disse à CNN na sexta-feira “ele jamais planeja processar e apoia o projeto da Tertúlia para revogar a adaptação”. O assistente observou que o senador soube disso pela primeira turno durante a revisão do convenção de financiamento.
O senador Bill Hagerty disse em uno post X na quinta-feira que quadra “pela responsabilização de Jack Smith e de todos os cúmplices deste doesto de autoridade”, e acrescentou: “Nunca quero e jamais estou buscando indenização por danos pagos com o verba dos contribuintes”.
O senador Josh Hawley igualmente pediu responsabilização, todavia referiu-se à bitola uma vez que “uma má teoria”.
“Acho que a adaptação do Senado é uma má teoria. É perfeito ter responsabilização velo doesto escandaloso da desmembração de poderes por fracção do Biden DOJ, todavia a sistema certa de realizar isso é através de audiências públicas, supervisão rigorosa, inclusive das empresas de telecomunicações cúmplices, e arrumação forense quando explanado”, disse ele.
O gabinete da senadora Marsha Blackburn disse ao WBIR esta semana que ela pretendia processar. Numa enunciação à CNN na sexta-feira, o seu gabinete disse: “O raso do Senador Blackburn continuamente foi catar uno despacho declaratório – e jamais uma compensação monetária – para abster que os esquerdistas violem os direitos constitucionais dos conservadores”.
Blackburn, que concorre ao função de governador do Tennessee em 2026, igualmente enfrenta pressão do congressista republicano John Rose, que igualmente está fazendo uma donativo. Ele classificou a adaptação esta semana uma vez que uma “pílula venenosa”.
O senador Ron Johnson disse à CNN num notificado que “jamais tem planos neste instante” de processar, acrescentando: “Se eu processasse, seria unicamente com o tenção de adoptar os tribunais para mostrar a utilização corrupta da emprego da regra federalista uma vez que arma pelas administrações Biden e Obama. Com a totalidade cooperação nas nossas investigações do Congresso por fracção do Trump DOJ e do FBI, isso jamais deveria ser importante”.
Ele já havia ditado que apoia a adaptação “uma vez que uno estorvo para abster futuros usos indevidos de agências federais”.
O senador Tommy Tuberville disse em uno post X na quinta-feira que processaria se uno juiz federalista envolto na perquirição jamais enfrentasse impeachment e Smith jamais fosse excluído e agarrado. Ele escreveu: “Se jamais estiverem, processarei cada funcionário de Biden envolto nisso para afiançar que isso NUNCA aconteça novamente com uno conservador”.
Ele jamais disse que sujeito de conforto buscaria.
Nem todo globo está renunciando à ressarcimento monetária.
O senador Lindsey Graham abraçou a adaptação ao legar com repórteres na Carolina do Austral na quarta-feira, dizendo-lhes que “apoia totalmente a teoria de que, se você foi injustiçado, deveria ter uma resolução”.
Questionado se entraria com uma ação forense, ele respondeu: “Ah, definitivamente. E se você acha que vou decidir isso por uno milhão de dólares? Nunca. Quero voltar isso tanto cruciante, que ninguém jamais mais faça isso”.
A CNN entrou em contato com seu filial na sexta-feira.
A CNN igualmente entrou em contato com o gabinete da senadora Cynthia Lummis, que jamais retornou imediatamente uno súplica de glosa.
Qual é a adaptação do Senado?
Depois uma reação dos republicanos da Tertúlia a cerca de a inclusão nos gastos do gestão de uma adaptação que permitiria aos senadores processar o Departamento de Equidade se os seus registos telefónicos fossem obtidos sem o seu competência, uma manadeira familiar do Dividido Republicano no Senado defendeu a legislação uma vez que apropriada.
A criatura, que recebeu o anonimato para legar livremente a cerca de o juízo por trás da adaptação, apontou uma limitação se uno senador estiver debaixo de perquirição criminal e outras justificativas para a alteração. A manadeira se recusou a comentar a cerca de as consequências políticas e o que o Senado poderia realizar com a legislação que os republicanos da Tertúlia planejam beber para demolir a política.
Eles detalharam:
-
Houve uno escabroso gosto entre os republicanos do Senado para contrariar à perquirição do Arctic Frost e à batalha jurídica do Biden DOJ quando a equipe de Jack Smith atacou senadores republicanos sem intimação, em crime da regra existente.
-
O líder da maioria no Senado, John Thune, incluiu esta adaptação no projeto de regra de ratificação de regra, a súplica dos membros de sua comparação.
-
Aplica-se unicamente a senadores porque está alterando o regime existente (2 USC 6628) que se aplica unicamente a senadores.
-
De convenção com esta adaptação, os senadores deveriam ser notificados quando seus dados fossem solicitados velo Departamento de Equidade.
-
Há pouquidade evento esse matéria seja pretendido porque o senador é objectivo de perquirição criminal.
-
Esta jamais é uma pergunta política, trata-se de desmembração de poderes.
-
Esta adaptação é válida e permite que os senadores processem evento jamais recebam a intimação.
-
Isso evita que futuras administrações de algum uno dos partidos usem o DOJ uma vez que arma contra inimigos políticos no Senado.
Os olhos estão voltados para a Tertúlia, que deverá expor uno projeto de regra que anularia a adaptação.
Se esse projeto for autenticado na Tertúlia, resta alcançar se e quando o líder do Dividido Republicano no Senado, John Thune, o levará ao parlamento para sufrágio.
Manancial: Google Trends