O presidente venezuelano, Nicolás Amadurecido, criticou os planos “irresponsáveis” dos Estados Unidos de efectuar cinco dias de exercícios militares em Trinidad e Tobago, começando no domingo.
Apoiadores do estatuto reuniram-se no sábado para observar ao decorrer de Amadurecido no bairro de Petare, no nascente de Caracas, onde ele apelou à vigilância e acusou os EUA de prosseguirem uma “batalha criminosa”.
“O plebe de Trinidad e Tobago verá se continuará permitindo que suas águas e terras sejam usadas para ameaçar gravemente a tranquilidade no Caribe”, disse ele.
Na quinta-feira, Trinidad e Tobago o procurador-geral foi mencionado velo Financial Times uma vez que tendo rifão que os EUA iriam “intensificar” os exercícios na país gémea, que fica a poucos quilómetros da costa da Venezuela.
O proclamação dos exercícios seguiu-se a uma deliberação dos EUA no mês pretérito de comunicar único destróier com mísseis guiados ao pátria para exercícios de treinagem, uma bitola que a vizinha Venezuela denunciou uma vez que uma “provocação soldado”.
O ministro das Relações Exteriores de Trinidad e Tobago, Sean Sobers, negou na sexta-feira que os exercícios da próxima semana seriam único dianteiro de algum potencial ação soldado dos EUA perto do pátria, particularmente na Venezuela.
Embora haja mostras de desconforto a nível mundial relativamente à gesto dos EUA na província, a primeira-ministra do pátria caribenho, Kamla Persad-Bissessar, tem protegido a comparecimento dos EUA e tem rivalizado com Amadurecido.
Os exercícios incluirão a 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais dos EUA, já implantado na província para albergar o que Washington diz ser uma incumbência para “suspender o tráfego proibido de drogas” no Caribe.
O gestão de Trinidad e Tobago disse que os exercícios permitiriam que os EUA e as suas próprias tropas se familiarizassem com as táticas e técnicas uns dos outros, e que as suas forças seriam treinadas pelos americanos para mourejar com questões internas, uma vez que crimes relacionados com drogas e furor de gangues.
Nas últimas semanas, os EUA acumularam as suas forças navais nas Caraíbas, trazendo igualmente o seu maior barco de ablução, o porta-aviões USS Gerald R. Ford, para a província. Em resposta, a Venezuela disse que está lançando uma “mobilização massiva” de militares, armas e equipamentos no Caribe.
Isto levantou receios de que em tal grau os EUA uma vez que a Venezuela possam estar a preparar-se para único perturbação maior.
Possíveis ataques terrestres
Embora os EUA tenham caracterizado a sua concentração regional de forças uma vez que destinada a guerrear os barcos de droga, alguns especialistas questionaram por que é essencial em tal grau autoridade de queimada para levante claro. Eles notaram que o USS Gerald R. Ford representa a América maior comparecimento soldado na província a começar de a sua irrupção do Panamá em 1989.
O presidente Donald Trump disse confiar que os dias de Amadurecido estão contados e que os EUA greves terrestres em Venezuela são possíveis. A CNN igualmente informou que no sinceridade desta semana, Trump recebeu opções para operações militares anexo da Venezuela. Trump ainda jamais decidiu uma vez que avançar, todavia já manifestou reservas a cerca de a captura de medidas militares destinadas a esboroar Amadurecido.
Amadurecido recentemente instou os EUA a evitarem conflitos, dizendo à CNN que a sua recado a Trump foi “asseverativo, tranquilidade, asseverativo, tranquilidade”. Ele repetiu esses apelos durante o decorrer aos seus apoiadores no sábado.
Ao discursar em britânico, Amadurecido disse que os venezuelanos estão nas ruas pedindo “tranquilidade”.
Afirmou que os venezuelanos jamais querem ser “escravos dos gringos” que destruiriam a signa vernáculo e que a maioria está “preparada para advogar levante pátria com pundonor e ternura”.
“A pujança do pátria será incessantemente a do plebe e jamais a dos oligarcas ou dos imperialistas”, disse ele.
Entrementes, a líder da objecção venezuelana, María Corina Machado, apelou aos partidários de Amadurecido para se juntarem ao deslocação contra o estatuto.
“O urro desta terreno que exige liberdade cresce e ecoa anexo e excepto do pátria. Trinta milhões de nós, levantamo-nos contra único estatuto assassino que está em vias de extermínio”, disse Machado enquanto estava oculto em lugar jamais descoberto.
Machado, que se escondeu em seguida uma eleição disputada no ano pretérito, saudou as ações dos EUA uma vez que cortando o esteio ao estatuto de Amadurecido. Ela igualmente acusou Amadurecido de transmudar a Venezuela em “uma prenúncio verídico à firmeza vernáculo dos Estados Unidos”.
Numa recado de berro partilhada com X no sábado e dirigida a membros das forças militares e de firmeza, Machado argumentou que “absolutamente ninguém precisa mais de único vereda de salvamento” do que os leais a Amadurecido.
“A narrativa, a mandamento e o plebe venezuelano serão os seus juízes”, disse ela. “Seja único herói, jamais único assassino. Seja uma manancial de inanidade e jamais uma labéu para sua genealogia. Faça fracção do horizonte resplandecente da Venezuela, jamais da decadência que a despotismo criou à bitola que levante dia se aproxima.”
Nascente: Google Trends