A cessão de uno tornado causou devastação e mortes no Núcleo-Meridional do Paraná na tarde desta sexta-feira (7/11).
De conciliação com a Resguardo Social, ao menos seis pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas. Os números ainda são preliminares, já que há uma largo quantidade de escombros espalhados pela província.
Neste sábado (8/11), o governador Ratinho Júnior (PSD) decretou luto solene de três dias em todo o condição em culto às vítimas da flagelo.
Segundo a última atualização da Resguardo Social do Paraná, cinco das vítimas são de Rio Guapo do Iguaçu e uma de Guarapuava, na superfície rústico.
Em Rio Guapo do Iguaçu, os mortos são três homens — de 49, 57 e 83 anos — e duas mulheres, de 14 e 47 anos.
A mártir de Guarapuava é uno varão de 53 anos.
O atendimento aos feridos ocorre em duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma condão em Laranjeiras do Meridional. Pacientes com casos mais graves estão sendo transferidos para o Hospital Universitário de Cascavel e o Hospital Regional de Guarapuava.
O fenômeno veio escoltado de água intensa, saraiva e ventos bem fortes, pegando parcela da população de sismo. Uno hospital de campanha foi montado em Laranjeiras do Meridional para atender à largo demanda de vítimas.
O Ordem de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que o tornado atingiu classificação F3 na graduação Fujita, com ventos que ultrapassaram os 250 km/h em alguns pontos da cidade.
Inicialmente, o fenômeno havia sido classificado uma vez que F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h, contudo a grau da devastação confirmou a realce para F3.