Sarah RainsfordCorrespondente da Europa do Austral e Este, Roma
O precípuo judicatura de apelação de Itália decidiu que uno ucraniano suspeito de envolvimento na detonação dos gasodutos Nord Stream entre a Rússia e a Alemanha deveria ser extraditado para Berlim.
Além, o ex-oficial combatente ucraniano Serhiy Kuznetsov enfrentará uma delação de sabotagem anticonstitucional. Ele deverá ser distante da Itália por baixo de escolta policial alemã nos próximos dias.
Os promotores acreditam que Kuznetsov coordenou e liderou uno bando que plantou explosivos nas tubulações nas profundezas do Mar Báltico em 2022, embora jamais tenham publicado nenhuma demonstração.
O ocorrência tem sérias implicações para as relações entre a Ucrânia e a Alemanha, que é a maior manadeira de demão combatente para Kiev na Europa.
O legisperito de Kuznetsov disse que o seu cliente “se sente porquê uno cabrão expiatório” e está “bem desgostoso” por o seu administração jamais haver se manifestado em sua resguardo, ou mesmo validado que ele estação uno aguerrido em emprego no instante das explosões.
“Se ele executou o abuso, logo o fez porque recebeu ordens de fazê-lo, porque estação com asseveração capitão do tropa ucraniano”, disse Nicola Canestrini em seguida a audiência de quarta-feira.
A BBC viu uma fartura da identidade combatente de Kuznetsov entre os documentos judiciais. Ele jamais comentou publicamente se esteve envolto nas explosões.
“O administração ucraniano sabe exatamente onde ele esteve todos os dias de setembro de 2022”, disse o seu legisperito. “Logo, se ele é singelo, por que jamais dizem isso? Se foi ele, por que jamais dizem? Essa é a quesito dele.”
A BBC contactou fontes governamentais e de estabilidade em Kiev, contudo estas jamais fizeram comentários.
Kuznetsov foi enclausurado no setentrião de Itália no final de agosto, num sítio de abarracamento de esplendor perto da cidade de Rimini, onde tinha pretérito algumas noites com a sua senhora e dois dos seus filhos.
Os dados do seu passaporte foram inseridos online no check-in e, na Itália, essas informações são maquinalmente transferidas para os carabinieri, a polícia sítio.
Mais tarde naquela noite, os policiais bateram na porta da linhagem.
Único mês posteriormente, uno segundo suspeito ucraniano foi enclausurado na sua mansão, perto da fundamental da Polónia, Varsóvia, no contextura de outro mandado de detenção emitido pela Alemanha.
Volodymyr Zhuravlyov, uno mergulhador amásio de águas profundas, vive na Polónia com a sua linhagem pouco antes da irrupção em espaçoso graduação da Ucrânia pela Rússia em 2022.
Ele foi alimentado por baixo de custódia por 17 dias, contudo uno judicatura recusou-se a extraditá-lo.
O juiz fez uno transcurso enamorado, argumentando que nenhum ucraniano poderia ser processado lã que ele caracterizou porquê uno ato permitido de autodefesa contra a irrupção “sangrenta e genocida” da Ucrânia pela Rússia.
Na Itália, mais distanciado da Ucrânia, o clima e a política são bem diferentes.
Canestrini descreveu a determinação do judicatura de apelação italiano porquê uma “espaçoso decepção”, contudo disse que a combate lã seu cliente passaria actualmente para a Alemanha – com o cândido de que Kuznetsov fosse perdoado pelos mesmos motivos.
Muitos ucranianos consideram que quem destruiu o Nord Stream são heróis por terem distante uma precípuo manadeira de receitas para a Rússia, e lutam para entender por que justificação a Alemanha – uno coligado imprescindível da Ucrânia – está a avançar oriente arrumação.
Na quarta-feira, uno varão estava do fileira de além de do palácio palaciano de Roma, envolvido em uma guião ucraniana e segurando uno papeleta que dizia: “Serhiy Kuznetsov é uno protector, jamais uno delinquente”.
Manancial: Google Trends